Artrose ou osteoporose? Entenda as diferenças entre as doenças

Artrose ou osteoporose? Entenda as diferenças entre as doenças

Quando falamos das doenças que acometem a movimentação corporal, as dúvidas que surgem são as mais diversas. Especialmente quando falamos sobre duas dessas doenças que são bastante conhecidas, que é o caso da Artrose e da Osteoporose, que apesar de terem nomes parecidos, são completamente diferentes. Você sabe diferenciá-las?

artrose é uma doença degenerativa que afeta qualquer articulação do corpo, ou seja, ocorre um desgaste em grandes e pequenas articulações; já a osteoporose é uma doença que nada tem a ver com desgaste, mas sim com um enfraquecimento dos ossos.

A artrose tem seu início com o desgaste da cartilagem, a parte que integra e recobre os ossos das articulações do corpo. A cartilagem nada mais é do que um tecido que ajuda na distribuição da carga que passa no local e no deslize entre os ossos.

Infelizmente a artrose não tem cura e seus principais sintomas são dor, inchaço e rigidez articular. Outro sinal é a deformidade no local, que se desenvolve ao longo dos anos. O problema é que geralmente essa lesão ocorre lentamente, durante anos, e quando os sintomas aparecem (dor e inchaço), grandes quantidades de cartilagem já podem ter sido perdidas, dificultando o tratamento.

Não existe medicamento que reponha a cartilagem e o diagnóstico é feito através do exame físico e exames complementares – o mais utilizado é a radiografia (RX). A principal causa é o enfraquecimento e desequilíbrio muscular, e o risco aumenta em pacientes obesos. O sedentarismo também influencia por diminuir a nutrição da cartilagem. Outras causas são as fraturas, movimentos repetitivos associados a uma musculatura ruim, esportes que exigem alta intensidade de treino, competições e doenças inflamatórias.

Já a osteoporose não causa dor e acontece quando o osso sofre reabsorção constante para formação de novas células ósseas – quando a absorção é mais rápida que a formação. Entre seus fatores de risco estão a deficiência de vitamina D e cálcio, sedentarismo, tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. O tratamento se faz através de exercícios com carga, ou seja, usando o peso do corpo ou pesos livres. Durante a prática esportiva os ossos são submetidos ao peso do paciente e esse fato faz com que ocorra aumento da densidade óssea, deixando o osso mais forte.

Os sintomas nos casos mais avançados aparecem quando o paciente apresenta fraturas. A doença é mais comum em mulheres acima dos 65 anos, asiáticas ou brancas, e a principal causa é o fator hormonal que ocorre na menopausa. Vale ressaltar que, se não for tratada, a osteoporose pode levar a fraturas na coluna mesmo aos mínimos esforços e no punho ou quadril nos casos de quedas.

Tratamento para Artrose e Osteoporose

Para ambas doenças, os tratamentos são similares e a prevenção é realizada através de atividade física. Na artrose, quanto mais o paciente movimentar as articulações do corpo, mais nutrientes serão consumidos pela cartilagem, evitando o desgaste. O tratamento inicial sempre visa alongar e fortalecer a musculatura para diminuir a sobrecarga nas articulações. A fisioterapia é sempre o tratamento inicial, para controlar a dor.

A osteoporose é tratada principalmente pela prevenção de lesões, fortalecimento e também com uma alimentação rica em proteína e cálcio (verduras escuras, leite e derivados). Se o paciente mantiver uma dieta saudável e em constante atividade física, terá benefícios independentemente da idade em que se começar, porém, o ideal é iniciar logo na infância e se manter ativo durante toda a vida.

Os exercícios para ganho de força muscular e de equilíbrio são os mais indicados. O fortalecimento dos membros superiores ajuda a melhorar os ossos dos braços, coluna cervical e torácica. Os realizados para os membros inferiores melhoram os ossos da bacia, pernas e coluna lombar. Lembrando que atividades como natação ou hidroginástica são contraindicados até que a doença seja tratada, pois retiram a carga do osso, piorando a doença.

FONTE: Minha Vida

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE