Menopausa precoce: 8 sintomas, causas e tratamento – Tua Saúde
A menopausa precoce acontece antes dos 45 anos e é caracterizada pela diminuição da atividade dos ovários, o que interfere na fertilidade de mulheres mais jovens e leva ao aparecimento de sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, ciclo menstrual irregular, diminuição da libido e queda de cabelo, por exemplo.
Em uma fase inicial, o envelhecimento precoce dos ovários pode ser um problema silencioso, que não causa sintomas, pois a mulher pode continuar tendo a menstruação e, sem saber, pode estar caminhando para uma menopausa precoce.
No entanto, à medida que há diminuição da produção de hormônios pelos ovários, é possível notar o aparecimento dos sintomas, sendo fundamental que o ginecologista seja consultado para que seja feita a avaliação dos sintomas, solicitada a realização de exames e iniciado o tratamento, caso exista necessidade.
Sintomas de menopausa precoce
Os principais sintomas de menopausa precoce são:
Os sintomas da menopausa precoce surgem antes do 45 anos e são semelhantes ao da menopausa comum, porém podem ser sentidos com mais intensidade devido à brusca interrupção dos hormônios sexuais.
Este tipo de menopausa precoce acontece principalmente em mulheres com mãe ou irmãs que passaram pelo mesmo problema de menopausa precoce, mas também pode surgir devido a outros fatores como fumo, ligação das trompas, retirada do útero e dos ovários ou uso de tratamentos como radioterapia e quimioterapia, por exemplo, sendo importante que o ginecologista seja consultado para que seja identificada a causa da menopausa precoce e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.
Teste online de sintomas
Se acha que pode estar com sinais de menopausa precoce, faça nosso teste online e descubra qual o seu risco:
Resultado:
Marque consulta com um especialista
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da menopausa precoce deve ser realizado pelo ginecologista, e é geralmente feito quando existe ausência de menstruação ou quando esta é irregular. Assim, é normalmente indicada pelo médico a realização de exames de sangue que permitem verificar a quantidade circulante no sangue dos hormônios FSH, estradiol e de prolactina. Além disso, como a ausência de menstruação pode ser sinal de gravidez, pode também ser indicada a realização de teste de gravidez.
O médico pode também indicar a realização de teste genético e exames de imagem, como ultrassonografia pélvica e transvaginal para avaliar o sistema reprodutivo da mulher. Veja mais sobre os exames indicados para confirmar a menopausa.
Principais causas
As principais causas da menopausa precoce são:
- Alterações genéticas no cromossomo X;
- Histórico na família de menopausa precoce;
- Doenças autoimunes;
- Deficiências enzimáticas, como a Galactosemia, que é uma doença genética caracterizada pela falta da enzima galactose;
- Quimioterapia e exposição exagerada a radiações, como ocorre na radioterapia, ou a certas toxinas como as do cigarro ou dos pesticidas;
- Doença infecciosas, como caxumba, infecção por Shigella sp. e malária, porém essas causas são mais raras.
Além disso, a retirada dos ovários através de cirurgia em casos de tumor ovariano, doença pélvica inflamatória ou endometriose, por exemplo, também pode provocar a menopausa precoce na mulher, pois não existem mais ovários para produzir estrogênio no corpo.
Tratamento para menopausa precoce
O tratamento para menopausa precoce é normalmente realizado através da reposição hormonal com estrogênios, podendo ser também ser feira reposição de progesterona + estrogênio, que servem não só para aliviar os sintomas causados pela falta de estrogênio no organismo, como também para manter a massa óssea e evitar o surgimento de doenças como a osteoporose. Entenda melhor como é feita a reposição hormonal.
Além disso, para aliviar os sintomas, o tratamento pode ser complementado pela prática regular de atividade física e alimentação equilibrada, que deve ser composta por alimentos integrais, sementes e produtos de soja na dieta, pois auxiliam na regulação hormonal.
Veja mais dicas sobre estratégias naturais para se sentir melhor na menopausa no vídeo a seguir: