Crioterapia estética: o que é e para que serve
A crioterapia estética é uma técnica que resfria determinada parte do corpo utilizando aparelhos específicos com nitrogênio ou cremes e géis que contenham cânfora, centella asiática ou mentol, por exemplo, e que abaixam a temperatura do local aplicado em até menos 15° C abaixo da temperatura normal.
Sendo usada principalmente para reduzir a gordura localizada, flacidez e melhorar o aspecto das celulites, a crioterapia também tem sido aplicada no rosto para retardar o envelhecimento, reduzir as linhas de expressão, fechar os poros e diminuir o aparecimento de cravos e espinhas. No entanto, os estudos sobre o tema não mostram que realmente essa prática traz resultados quando usada na estética.
Para que serve crioterapia estética
A crioterapia estética é feita principalmente para reduzir a gordura localizada e melhorar o aspecto da pele, isso porque o nitrogênio e os cremes utilizados nesse procedimento favorecem o metabolismo, de forma a estimular a eliminação da gordura localizada melhorando o aspecto das celulites e flacidez.
Além disso, esse procedimento pode também ser utilizado para retardar o envelhecimento e reduzir as linhas de expressão, pois o frio faz vasoconstrição nos vasos sanguíneos da face, aumentando o tônus muscular e causando o fechamento dos poros, impedindo impurezas de se acumular na pele, o que evita também o aparecimento de cravos e espinhas.
Como é feita
Normalmente as sessões de crioterapia são feitas em uma clínica estética pelo dermatologista ou esteticista, que após a avaliação física recomendam a aplicação local do nitrogênio ou o uso da câmara de corpo inteiro, nos dois casos a pessoa irá sentir uma fumaça muito gelada na pele, mas que não dói e não causa desconforto.
As sessões de crioterapia normalmente duram 60 minutos, no entanto, somente o profissional especializado nesta prática pode fazer a indicação de tempo terá o procedimento e quantas sessões podem ser necessárias para alcançar o resultado esperado.
Em alguns caso, para a manutenção do bom aspecto da pele ou quando não é necessário perder muitas medidas, este procedimento estético pode ser feito em casa com cremes e géis a base de cânfora, mentol, cafeína ou centella asiática.
Como fazer a crioterapia em casa
A crioterapia feita em casa pode ajudar a melhorar o aspecto da pele por aumentar o brilho natural, firmeza, além de reduzir as linhas de expressão e celulites.
1. Crioterapia para a rosto
Este tratamento promove o fechamento dos poros, reduz as linhas de expressão e traz a sensação de pele mais firme. Além de reduzir as chances do aparecimento de cravos e espinhas.
Para fazer esse tratamento no rosto deve-se:
- Lavar o rosto com água fria;
- Aplicar creme esfoliante no rosto e depois remover os resíduos;
- Deslizar o equipamento que promove o frio (que pode ser um cubo de gelo envolvido numa gaze ou uma bolsa de água congelada) em toda face no sentido de baixo para cima;
- Aplicar creme hidratante para finalizar.
A crioterapia para o rosto tem muitos efeito positivo e pode ser introduzida na rotina diária do skincare. Veja como é o feito skincare e saiba como cuidar melhor da pele.
2. Crioterapia corporal
A crioterapia estética para o corpo proporciona a sensação de firmeza da pele, reduz a aparência das celulites, além de acelerar o metabolismo, o que auxilia na perda de peso e de medidas.
Para fazer esse tratamento no corpo deve-se seguir os seguintes passos:
- Esfoliar a pele para que o creme redutor penetre mais facilmente no organismo;
- Aplicar o creme profissional para crioterapia estética que contenha cânfora, mentol, cafeína ou centella asiática, por exemplo;
- Realizar uma massagem em toda a região ou uma sessão de drenagem linfática;
- Enfaixar o local para manter o frio, deixando-o atuar por aproximadamente 20 minutos;
- Em seguida, retirar o produto completamente e hidratar toda a região com creme ou óleo.
Além de um tratamento estético, a crioterapia corporal também pode ser um momento de relaxamento, pois quando a pele é resfriada é gerado no corpo a sensação de analgesia, ou seja, possíveis dores musculares são reduzidas e causam a sensação de bem estar e leveza.
Quem não pode fazer
As contraindicações incluem qualquer doença de pele como urticária, alergia de contato ou psoríase, por exemplo, gestantes, pessoas que passaram por uma cirurgia, doença do sistema imune, doenças do coração e câncer.
Indivíduos obesos ou que querem perder peso, também não são aconselhados a fazer esta técnica, pois a crioterapia combate apenas a gordura localizada, não o excesso de peso.