COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E TRATÁ-LOS?
Saber como identificar os sintomas de ansiedade é o primeiro passo para que você tenha a oportunidade de trata-los de fato. A seguir te daremos as dicas de como proceder!
Há quem diga que a depressão é o mal do século XXI, mas cada vez vemos mais pessoas se queixando de sofrer com outro problema bastante comum dos nossos tempos: ansiedade. Agora, como identificar os sintomas de ansiedade?
É difícil mesmo se dar conta de que está sofrendo desse quadro, e há quem não perceba mesmo demonstrando sinais a vida toda de que está vivendo com esse tipo de transtorno, o que é péssimo e perigoso, não só porque diminui demais a qualidade de vida do indivíduo, mas também porque pode trazer à tona várias outras doenças.
Para ajudar àqueles que podem estar sendo afetados por esse problema, mas não são capazes ainda de notar nós vamos dar algumas dicas de como identificar os sintomas de ansiedade, para que você tenha a oportunidade de perceber se isso se passa com você, ou com alguém que você ama. Vem conferir as nossas dicas e aprender mais!
Aprenda como identificar os sintomas de ansiedade para tratá-los
Uma coisa precisa ser dita aqui: para saber como identificar os sintomas de ansiedade é necessário entender que eles podem ser tanto físicos quanto psicológicos.
Os primeiros se manifestam com ações e movimentos do nosso próprio corpo, mas os demais precisam ser notados por nós mesmos a partir do nosso comportamento, dos nossos sentimentos e sensações.
É claro que nem sempre é fácil ter essa compreensão, e é por isso que o apoio de psiquiatras e de psicólogos pode ser em algum grau diferencial para que você seja capaz de entender o que está acontecendo consigo mesmo.
Tendo isso claro, é hora de apontarmos os sintomas tanto físicos quanto psicológicos da ansiedade, para que você tenha a chance de se perceber e se compreender um pouquinho mais a partir dos apontamos que vamos fazer!
Conheça os sintomas físicos da ansiedade
São vários os sintomas físicos da ansiedade, e é curioso notar que vários deles são repetidos a exaustão por várias pessoas e não são vistos como sinais de um transtorno, o que faz com que o diagnóstico (e, consequentemente, o tratamento) demore ainda mais). A seguir vamos apontar os principais:
- Ter enjoos e vômitos;
- Se sentir tonto e ter sensações de desmaio;
- Sentir falta de ar, ou apresentar uma respiração ofegante;
- Sentir dor no peito, ou ainda palpitações no coração;
- Ter episódios de diarreia sem nenhuma justificativa alimentar;
- Começar a falar rápido demais;
- Sentir tremores;
- Roer as unhas;
- Ter tensão nos músculos, especialmente nas costas e nos ombros;
- Sentir uma enorme irritabilidade;
- Sofrer com insônia;
Como você deve ter reparado não é nada raro encontrar indivíduos que demonstrem esses sinais, e é possível que você tenha se identificado com alguns.
Isso não significa que você seja necessariamente um portador de transtorno de ansiedade, até porque existem os sintomas psicológicos, que precisam sempre ser considerados. Vamos falar deles agora!
Conheça os sintomas psicológicos da ansiedade
Como comentamos previamente para que você entenda como identificar os sintomas de ansiedade precisa considerar que ela se manifesta tanto no físico quanto no psicológico das pessoas.
Acima listamos os sintomas físicos mais conhecidos, mas temos agora a nossa deixa para citar os sinais psicológicos que mais se repetem. Não deixe de dar uma olhada no que elencamos abaixo:
- Se ver balançando as pernas o tempo todo, ou ainda agitando os braços;
- Sentir grande nervosismo;
- Ter dificuldade de concentração;
- Sentir uma enorme preocupação;
- Notar em você um medo constante, sem justificativa aparente;
- Ter uma sensação de que algo ruim acontecerá;
- Notar um descontrole completo sobre os próprios pensamentos;
- Notar uma preocupação descabida a respeito da realidade que vive;
Esses são sinais que são bem recorrentes também, e que se você sofre de ansiedade já percebeu sentir em algum momento da sua vida (ou provavelmente em vários).
Tanto os sintomas físicos quanto os sintomas psicológicos são difíceis de lidar e prejudicam muito o dia a dia do indivíduo, fazendo com que ele sofra e não aproveite a vida da melhor forma possível.
Infelizmente, no entanto, o que normalmente acontece é que a pessoa que tem algum desses sinais (ou vários) acaba ignorando-os até um momento de crise extrema, ou mesmo percebendo-os acaba não os tratando adequadamente!
Se você está se vendo com sinais de ansiedade não deixe para lá e não finja que não está acontecendo! Procure ajuda e seja sincero consigo mesmo. Isso vai ser primordial para melhorar o seu cotidiano e para a sua vida como um todo.
Saber como identificar os sintomas de ansiedade é só o primeiro passo, e nós te mostramos aqui como fazer e com que sinais você deve ficar alerta! O mais importante é que você trate o problema a partir de um diagnóstico, porque é possível viver bem apesar desse transtorno! Você merece e você pode! Acredite!
Seja o primeiro a comentar!