Agua destilada: o que é, para que serve e efeitos no organismo – Tua Saúde
A água destilada é um tipo de água obtida através da destilação, um processo que consiste na evaporação e, em seguida, na condensação do vapor da água, eliminando, assim, minerais, microrganismos e metais, como ferro e chumbo.
A água destilada geralmente é fabricada na indústria e usada em laboratórios, na fabricação de de cosméticos e de baterias de automóveis. Mas a água destilada também pode ser usada para fins domésticos, como em ferros de engomar, podendo ser encontrada em farmácias, supermercados e lojas de produtos hospitalares.
Além disso, a água destilada também pode ser ingerida. Entretanto, essa bebida não contém minerais, como cálcio e magnésio, que são importantes para manter as funções básicas do organismo. Por isso, essa água deve ser consumida de preferência sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Para que serve a água destilada
A água destilada não contém minerais e impurezas, sendo obtida naturalmente da chuva, ou produzida pela indústria principalmente para:
- Preparo de reagentes e solventes em laboratórios;
- Produção de cosméticos, como maquiagem, shampoo e condicionador;
- Fabricação de bateria de carros;
- Autoclave, um equipamento usado para esterilizar utensílios cirúrgicos e odontológicos, por exemplo;
- Uso doméstico, para rega de plantas ou em ferros de engomar roupa.
Além disso, a água destilada também pode ser ingerida. No entanto, apesar de se acreditar que essa bebida ajuda a desintoxicar o organismo e melhora a saúde, ainda não existem estudos científicos que comprovem que a água destilada possui benefícios para a saúde.
Possíveis efeitos da água destilada
Os possíveis efeitos da ingestão de água destilada para a saúde no longo prazo são relacionados principalmente com a deficiência de minerais, como:
- Desidratação, causada por alterações no equilíbrio de minerais no organismo pela baixa ingestão de minerais e pela perda de água pela urina, fezes e suor;
- Dificuldade no desenvolvimento dos ossos, devido a deficiência de minerais importantes para a formação dos ossos;
- Alterações no desempenho muscular, devido à menor quantidade de minerais, causando cansaço físico.
No entanto, caso a ingestão de água destilada seja recomendada, é importante garantir que a dieta forneça todos os minerais necessários para a manutenção das funções do organismo. Sendo, por isso, aconselhado consumir a água destilada somente sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Como fazer água destilada
A água destilada totalmente livre de impurezas só pode ser produzida com equipamentos específicos. No entanto, a água destilada também pode ser feita em casa de forma mais simples, sendo necessário apenas água de torneira, luvas de pano, uma panela grande, uma tigela de vidro e um recipiente limpo.
O passo a passo para fazer água destilada em casa é:
A água destilada deve ser armazenada em um recipiente limpo, coberto e protegido.