5 dicas super fáceis para cuidar melhor da sua saúde bucal
A saúde bucal faz toda a diferença quando o assunto é a harmonia da face, não é mesmo?! Porém, mais do que um sorriso bonito, você precisa de um sorriso saudável, ou seja que sua saúde bucal esteja em dia!
Mesmo que a estética seja um fator importante, uma boa saúde bucal vai muito além de dentes brancos e um completa o outro. Afinal, com os cuidados de uma boa higiene bucal o resultado é um sorriso bonito.
E isso é resultado de uma série de cuidados e visitas regulares ao dentista. Mas diferente do que você pensa, para manter um sorriso saudável e bonito, não é necessário sacrificar prazeres ou passar por procedimentos dolorosos.
Você quer saber como ter uma boa saúde bucal e quais são as melhores medidas preventivas e corretivas para atingir esse objetivo? Continue lendo este conteúdo e descobrir agora!
1 – Atenção na escolha dos produtos.
Só escovar os dentes não é o suficiente para garantir uma boa saúde bucal, é preciso também escolher os produtos adequados para você. É claro, que a base para isso é ter uma rotina de higienização após cada refeição e o uso do fio dental pelo menos uma vez.
Mas se você pensa que qualquer escova ou creme dental já é o suficiente, está errado.
Por isso, é importante ter um plano odontológico, fazendo o acompanhamento com um dentista, você vai saber quais os melhores produtos para o seu caso. Afinal, cada organismo funciona de um jeito.
Uma dica útil é usar escovas com cerdas macias e menor para que possa fazer a limpeza entre os dentes.
Além disso, tenha cuidado com sua gengiva, não force ao escovar os dentes e atenção na escolha de pasta de dente, evite as abrasivas, esses detalhes podem desgastar o esmalte dentário e causar complicações com o passar do tempo, como gerar sensibilidade e até afastamento gengival. Gengivas saudáveis são cruciais para sua saúde bucal, e sim, você pode ter 80 anos com todos os seus dentes originais de fábrica se cuidar corretamente de sua gengiva.
No caso dos bochechos, responsáveis por dar a sensação de frescura na boca, são recomendados apenas quando indicado por um profissional.
2 – Cuide da sua alimentação
Falar sobre cuidado com a alimentação costuma gerar um certo estresse, isso porque geralmente o assunto está associado a diversas proibições. Mas calma, esse não é o caso. Comer saudável não é um sacrifício e sim um prazer.
Você pode continuar a comer seu bolo de chocolate ou tomar aquele cafezinho depois do almoço, mas como tudo na vida, é preciso moderação.
O cuidado com alimentos ricos em açúcar é necessário por diversas razões da saúde, mas no caso da saúde bucal, é devido a esses alimentos serem acumuladores de bactérias que facilitam o desenvolvimento de cáries, entre outras complicações.
Portanto, é preciso atenção para alimentos como:
- Café;
- Comida enlatada;
- Refrigerante;
- Álcool;
- Alimentos ricos em farinha branca;
- Frutas ácidas;
- Corante.
Vale ressaltar que: as dicas servem para todas as pessoas, inclusive nas que já passaram por procedimentos estéticos e próteses. Nesses casos, é recomendado consultar seu dentista para orientações mais assertivas, para isso você pode contar com um plano de saúde dentário.
3 – Você tem plano odontológico
Mesmo que esteja tudo bem com a sua saúde bucal, é importante lembrar que para se manter assim você precisa fazer um check-up ao menos uma vez ao ano e saber que mesmo assim imprevistos acontecem.
Sabe o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? A questão é exatamente essa, nunca se sabe o que está por vir e os custos de um atendimento odontológico, mais o tratamento e medicações são muito mais altos quando feitos à parte.
Ainda mais hoje, que existem convênio odontológico individual ou até mesmo empresarial que te possibilita escolher o que se enquadre em suas necessidades e no seu orçamento.
Lembre-se que cuidar da saúde não é importante apenas nas emergências, mas também para evitar que elas aconteçam. Um plano de saúde odontológico é um investimento em sua saúde bucal e te traz uma melhor qualidade de vida.
4 – Uso do fio dental
De acordo com especialistas, muitas pessoas cometem alguns erros quando o assunto é o uso do fio dental.
E o primeiro ponto a se falar sobre isso é que: não, ele não deve ser ignorado. Ele é um dos principais responsáveis pela sua saúde bucal e deve ser usado diariamente.
Além disso, a ordem certa é usá-lo antes de escovar os dentes, pois ele tem a função de remover os resíduos que ficam presos nos dentes e que a escova não alcança, que pode ocasionar na formação de placas bacterianas e em cáries.
Ou seja, o uso do fio dental é importante para qualquer um, mas é imprescindível para aqueles que usam aparelhos ortodônticos.
E anota esse conselho: o fio dental é para ser passado delicadamente entre os dentes e não deve haver sangramento, caso haja é recomendado a procura de um dentista.
5 – Vá ao dentista regularmente
Por fim, e como uma das dicas mais importantes: se você quiser um sorriso bonito e saudável, este é o profissional para lhe mostrar o caminho.
Alguns profissionais recomendam que a visita seja realizada trimestralmente, enquanto outros dizem duas vezes por ano, mas na verdade não existe regra, isso varia de acordo com as necessidades de cada paciente e do procedimento a ser realizado.
O apoio do dentista para sua saúde bucal é importante não só para medidas corretivas, mas também porque somente ele será capaz de indicar o melhor tratamento para as suas condições e prevenir problemas que possam surgir e contar com as inovações tecnológicas do mercado, para um tratamento mais confortável e eficaz.
Então, siga estas dicas, mas nunca deixe de ter o apoio exclusivo de um profissional de confiança para um sorriso ainda mais bonito!
Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto