Tetraciclina: para que serve e como usar – Tua Saúde
A tetraciclina, também chamada de cloridrato de tetraciclina, é um medicamento antimicrobiano indicado no tratamento de infecções por bactérias sensíveis a essa substância, como Chlamydia sp., Mycoplasma spp., Treponema sp., Vibrio sp., Clostridium sp., podendo ser indicada no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, infecções urinárias e gastrointestinais, por exemplo.
Além disso, o cloridrato de tetraciclina pode também ter atividade contra alguns parasitas, como é o caso do Plasmodium sp., além de ter atividade contra as bactérias normalmente associadas com a acne e, por isso, o médico pode indicar o uso de tetraciclina no tratamento da acne.
Esse medicamento deve ser usado de acordo com a orientação do médico e está disponível nas farmácias na forma de cápsulas ou pomada, sendo vendido apenas após apresentação de requisição médica.
Para que serve
A tetraciclina é um antimicrobiano que possui ação bacteriostática, ou seja, inibe o desenvolvimento de bactérias, já que atuam inibindo a síntese de proteínas desses agentes infecciosos. Assim, esse medicamento serve para combater infecções causadas por bactérias sensíveis a essa substância, sendo principalmente indicado em caso de:
- Acne;
- Actinomicoses;
- Infecção geniturinária;
- Gengivoestomatite;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Otite média;
- Faringite;
- Pneumonia bacteriana;
- Sinusite bacteriana;
- Tifo;
- Infecção gastrointestinal;
- Enterocolites.
A tetraciclina é um medicamento de amplo espectro, ou seja, é capaz de atuar em bactérias que estejam causando dano e em outras que garantem a saúde da pessoa. Assim, é comum que o uso desse medicamento não seja a primeira linha de tratamento recomendada pelo médico.
Como usar
O uso da tetraciclina deve ser orientado pelo médico de acordo com o agente infeccioso identificado e com a doença a ser tratada. De forma geral, é recomendado que seja tomado 1 cápsula de 500 mg de tetraciclina a cada 6 ou 12 horas, de acordo com a indicação do médico. É fundamental que o o tratamento não seja interrompido, pois assim é possível garantir a eliminação da bactéria.
No caso do tratamento da acne, o médico pode recomendar o uso de tetraciclina em pomada, que deve ser aplicada uma fina camada no local em que é verificada a acne.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tetraciclina são efeitos gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreias, candidíase oral, vulvovaginite, coceira anal, escurecimento ou descoloração da língua, colite pseudomembranosa, fotossensibilidade da pele, pigmentação da pele e mucosa e descoloração e hipoplasia do esmalte de dentes em formação.
Quem não deve usar
A tetraciclina está contraindicada na gravidez, lactação e para pacientes com hipersensibilidade às tetraciclinas ou aos componentes da fórmula.