Saw palmetto: para que serve e como usar – Tua Saúde
A saw palmetto é uma planta medicinal, da espécie Serenoa repens, que produz pequenos frutos preto-azulados semelhantes a amoras, que contêm propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antiandrogênicas. Por isso, o saw palmetto é muito utilizado como remédio caseiro para impotência, problemas urinários ou próstata aumentada, por exemplo.
Esta planta medicinal pode ser usada na forma de chá, cápsulas ou loção, preparados a partir do extrato seco do fruto da saw palmetto, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. No entanto, seu uso deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Para que serve
O saw palmetto possui propriedades medicinais diuréticas, anti-inflamatórias, anti-seborreicas, antiandrogênicas e afrodisíacas, além de ser capaz de inibir o crescimento das células da próstata.
As principais indicações da saw palmetto são:
- Próstata aumentada;
- Tumor benigno da próstata;
- Inflamação na próstata;
- Problemas urinários;
- Cistite;
- Ejaculação precoce;
- Impotência sexual;
- Eczema.
Alguns estudos mostram que a saw palmetto, pode também auxiliar no tratamento da calvície, pois parece diminuir a queda de cabelo.
Embora tenha muitos benefícios, esta planta medicinal deve ser sempre usada com orientação do médico.
Como usar
A parte normalmente utilizada da saw palmetto é o seu fruto inteiro de onde são extraídas suas substâncias ativas e pode ser consumido na forma de chá em pó ou cápsulas e também loção para a pele.
As principais formas de usar a saw palmetto são:
- Saw palmetto em cápsulas: tomar 1 cápsula de 160 mg, 2 vezes por dia, após o café da manhã e jantar;
- Chá de saw palmetto: colocar 1 colher (de sopa) do pó de saw palmetto em 1 copo de água. Misturar até dissolver o pó completamente e beber de 2 vezes ao dia.
- Loção para a pele: após lavar e secar o cabelo, aplicar no couro cabeludo sobre as áreas onde há queda do cabelo. Deve-se massagear o couro cabeludo durante 2 ou 3 minutos, pressionando suavemente e fazendo movimentos circulares com os dedos. A loção de saw palmetto também pode ser aplicada sobre a pele nos casos de eczema.
A duração e as dosagens do tratamento com saw palmetto dependem da orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais
O saw palmetto é uma planta segura para a maioria dos adultos, desde que consumida por via oral na forma de cápsula ou chá, por até 3 anos. No entanto, pode causar alguns efeitos colaterais leves que incluem tonturas, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos, gosto amargo na boca, prisão de ventre ou diarreia.
Além disso, a saw palmetto pode atrasar a coagulação sanguínea e, por isso, deve-se interromper seu uso 2 semanas antes de qualquer cirurgia para evitar sangramentos ou hemorragia.
Quem não deve usar
O saw palmetto não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estão realizando amamentação. Também é contraindicado para pessoas com problemas de coagulação do sangue, como hemofilia, doenças no fígado, como insuficiência hepática, ou problemas no pâncreas, como pancreatite.
Esta planta medicinal também não deve ser usada por pessoas que usam anticoagulantes como varfarina, ácido acetilsalicílico ou clopidogrel, por exemplo, ou que utilizam outras plantas ou suplementos medicinais que podem afetar a coagulação sanguínea como gengibre, ginkgo biloba, ginseng, castanha da índia, cúrcuma, salgueiro, cravo da índia trevo vermelho ou vitamina E.