Primeiros socorros para afogamento (passo-a-passo completo) – Tua Saúde
Durante o afogamento a função respiratória fica prejudicada devido a entrada de água pelo nariz e boca. Se não houver resgate rapidamente, pode acontecer obstrução das vias respiratórias e consequentemente, ocorre o acúmulo de água nos pulmões, colocando a vida em risco.
Algumas medidas podem ser feitas para salvar uma pessoa que esteja se afogando, sendo que é necessário, primeiramente, garantir a própria segurança e verificar se o local não oferece riscos ao socorrista. Caso alguma pessoa esteja se afogando é importante seguir os passos:
Já se pessoa não estiver respirando, significa que ficou muito tempo submersa, e pode apresentar hipoxemia, que é a pele fica arroxeada, perda de consciência e sofrer uma parada cardiorrespiratória. Se acontecer isso, antes da equipe de socorro chegar no local, é preciso iniciar a massagem cardíaca.
Cuidados ao tentar salvar alguém dentro de água
Depois de auxiliar a vítima de afogamento com apoio de materiais flutuantes pode-se tentar retirá-la da água, no entanto, isso só deve ser feito se o socorrista souber nadar e tiver segurança em relação ao local. Outros cuidados precisam ser considerados em caso de salvamento na água, como:
Estes cuidados são importantes para que o socorrista também não se afogue e é sempre necessário manter alguém do lado de fora apontando as direções e chamando em voz alta.
O que fazer se você estiver se afogando
Caso aconteça um afogamento com você é necessário manter a calma, pois lutar contra a correnteza ou se debater provoca desgaste muscular, fraqueza e câimbras. Também é importante tentar flutuar, acenar por socorro e só gritar quando alguém puder ouvir, porque pode entrar mais água pela boca.
Se o afogamento for no mar, pode-se deixar levar para o alto mar, fora do alcance da arrebentação e evitar nadar contra a correnteza. Já se o afogamento acontecer em rios ou enchentes, é importante ficar com os braços abertos, tentar flutuar e buscar alcançar a margem nadando a favor da correnteza.
Como evitar o afogamento
Algumas medidas simples podem evitar que aconteça algum tipo de afogamento, como nadar ou tomar banho em locais que se saiba a profundidade, que não tenham correnteza e que sejam vigiados por bombeiros ou salva-vidas.
Também é importante não tentar nadar logo após se alimentar ou consumir bebidas alcoólicas, nem após ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente se estiver com o corpo quente e a temperatura da água estiver muito fria, pois isso pode causar câimbras, dificultando a movimentação dentro da água.
As crianças e bebês estão mais susceptíveis ao afogamento, por isso são necessários alguns cuidados adicionais, como não deixá-los sozinhos perto ou dentro de banheiras, baldes cheios de águas, piscinas, rios ou mar, assim como, evitar acesso ao banheiro, colocando fechaduras nas portas.
As crianças menores de 3 anos devem sempre estar com boias quando estão dentro de uma piscina, rios ou mar e, se possível, para prevenir afogamento destas crianças pode-se instalar cercas em volta da piscina e matriculá-las em aulas de natação.
Além disso, para prevenir o afogamento é necessário usar colete salva-vidas em passeios de barco ou jet ski e evitar ficar próximo a bombas de piscinas, pois elas podem sugar o cabelo ou prender o corpo de uma pessoa.