Picada de abelha ou vespa: o que fazer – Tua Saúde
Após uma picada de abelha ou vespa é recomendado remover o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha, manter o local limpo e aplicar gelo para aliviar a dor e o inchaço. No entanto, caso sintomas como dificuldade para respirar e dor abdominal surjam podem indicar uma reação alérgica grave e que pode colocar a vida em risco caso não tratada adequadamente, sendo recomendado ir à emergência.
Quando acontece a ferroada de uma abelha ou vespa na pele, ocorre a injeção de um veneno, que é responsável pelos sinais e sintomas da picada. Ainda que a quantidade deste veneno seja pequena, normalmente não sendo prejudicial para a maioria das pessoas, em caso de histórico de alergia, pode causar uma reação mais séria.
Assim, mesmo que as picadas de abelhas ou vespas geralmente possam ser cuidadas em casa, em caso de suspeita de reações alérgicas mais graves é recomendado procurar uma emergência para avaliação.
O que fazer
Em caso de picada de abelha ou vespa é recomendado:
No entanto, caso surjam outros sintomas como piora do inchaço, pressão baixa ou falta de ar, é recomendado procurar uma emergência para que seja feita uma avaliação, já que podem ser indicativos de anafilaxia, que é uma situação grave. Saiba identificar outros sintomas da anafilaxia.
Como desinchar a picada
Depois de tratar a picada, é muito comum que o local fique inchado e dolorido por alguns dias. No entanto, para reduzir o inchaço mais rapidamente, pode-se aplicar gelo na região, envolvido por um pano limpo, várias vezes ao dia por cerca de 15 minutos e dormir com o local da picada um pouco mais elevado.
Além disso, podem ser indicados pelo médico o uso de corticoides, como prednisona ou prednisolona, e anti-histamínicos, como loratadina ou desloratadina, já que podem ajudar a diminuir o inchaço, assim como outros sintomas, como vermelhidão e coceira. Conheça os principais medicamentos anti-histamínicos.
Quando ir ao médico
É recomendado procurar uma emergência em caso de:
- Piora da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
- Dificuldade para respirar ou para engolir a saliva;
- Falta de ar;
- Inchaço do rosto, boca ou garganta;
- Sensação de desmaio ou tonturas;
- Formigamento na cabeça, axila ou virilha;
- Dor no abdome;
- Náusea ou vômitos;
- Diarreia.
Estes sintomas podem ocorrer cerca de 30 minutos após o evento e geralmente são sinais de uma reação alérgica mais grave, sendo recomendado procurar uma emergência para que o tratamento apropriado possa ser iniciado assim que possível.
Fonte: www.tuasaude.com/primeiros-socorros-em-caso-de-picada-de-abelha