Nimesulida: para que serve, como tomar, posologia e efeitos colaterais – Tua Saúde
A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide, analgésico e antipirético, que inibe uma enzima responsável por produzir substâncias inflamatórias no corpo. Por esse motivo, a nimesulida é indicada para aliviar vários tipos de dor, inflamação ou febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais.
Este remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, cápsula, gotas, granulado, supositório ou pomada, com o nome comercial Nisulid, na forma de genérico (nimesulida) ou com os nomes similares Cimelide, Maxsulid, Nimesilam ou Nortlid, por exemplo.
A nimesulida é indicada para adultos ou crianças com mais de 12 anos e deve ser usada com indicação médica.
Para que serve
A nimesulida é indicada para o tratamento de:
- Dor de ouvido;
- Dor de garganta;
- Dor de dente;
- Cólica menstrual;
- Dor após cirurgia dentária;
- Osteoartrite;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor nas articulações.
Além disso, na forma de gel ou pomada, a nimesulida pode ser usada para aliviar a dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos.
Como tomar e posologia
A forma de usar a nimesulida varia de acordo com a apresentação do remédio.
As doses de nimesulida recomendadas pelo médico para adultos ou crianças com mais de 12 anos são:
- Comprimidos de 100 mg: a dose recomendada é de 50 a 100 mg, ou seja meio a um comprimido por via oral, de 12 em 12 horas;
- Cápsulas de 200 mg: a dose recomendada é de 1 cápsula por via oral, uma vez ao dia;
- Comprimidos dispersíveis ou granulado de 100 mg: dissolver 1 comprimido ou o granulado em cerca de 100 mL de água, e tomar por via oral de 12 em 12 horas;
- Solução em gotas de 50 mg/mL: a dose recomendada é de 1 gota por cada kg de peso corporal, de 12 em 12 horas;
- Pomada dermatológico: deve ser aplicada uma fina camada sobre a pele na região afetada, 2 vezes ao dia, durante 7 a 15 dias;
- Supositório de 100 mg: a dose recomendada é de 1 supositório de 100 mg por via retal, a cada 12 horas.
No caso do comprimido, cápsula, solução gotas, comprimidos dispersíveis ou granulado, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
O tempo de tratamento com a nimesulida deve sempre ser orientado pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nimesulida são diarreia, náuseas ou vômitos.
Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer coceira ou inchaço na pele, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens ou aumento da pressão arterial.
Nimesulida dá sono?
A nimesulida pode estar relacionada com sonolência em algumas pessoas mesmo que não tenha ação direta no sistema nervoso, no entanto, este não é um efeito comum deste medicamento.
Quem não deve usar
A nimesulida não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham úlcera no estômago, hemorragia ou sangramento no trato gastrointestinal, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, ou por pessoas que têm asma, rinite, pólipos nasais ou urticária causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico.
Além disso, este remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à nimesulida ou qualquer outro anti-inflamatório não esteróide como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.
Fonte: www.tuasaude.com/nimesulida