Melão-de-são-caetano: para que serve e como usar – Tua Saúde
O melão-de-são-caetano, também conhecido como melão amargo, erva-de-são-caetano, fruto de cobra e melãozinho, é uma planta medicinal com ação cicatrizante e antimicrobiana, sendo muito usada para ajudar no tratamento de alguns problemas de pele, como picada de inseto, feridas ou eczema, que é uma inflamação na pele causada por alergia a algum medicamento, tecidos ou cremes, por exemplo.
Além disso, essa planta medicinal, cujo nome científico é Momordica charantia, também possui ação hipoglicemiante, podendo ser indicado na forma de chás para complementar o tratamento da diabetes. Veja outros chás para complementar o tratamento da diabetes.
O melão-de-são-caetano é geralmente encontrado em feiras locais e mercados municipais, tem um sabor amargo e pode ser usado em receitas, como suco, refogados e saladas. Além disso, as folhas dessa planta também podem ser usadas para preparar chás e compressas, por exemplo.
Para que serve o melão-de-são-caetano
Entre as propriedades do melão-de-são-caetano estão a ação cicatrizante, anti-reumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, anti-diabética e adstringente. Assim, essa planta pode ser usada para:
- Regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando, por isso, no tratamento da diabetes;
- Ajudar no tratamento de problemas de pele, como feridas, lesões e eczemas;
- Aliviar as picadas de insetos;
- Ajudar no tratamento da prisão de ventre.
O melão-de-são-caetano também é eficaz no processo de desintoxicação, ajudando a eliminar toxinas do organismo pela urina, fezes ou suor, após o uso prolongado de medicamentos ou excessos na alimentação, por exemplo. Veja outras sugestões para ajudar a desintoxicar o organismo.
Como usar
O melão-de-são-caetano pode ser consumido em preparações como sucos, picles, saladas ou refogados. Além disso, as folhas dessa planta também são usadas para o preparo de chás e compressas, para serem aplicadas na pele.
Chá de melão-de-são-caetano
O chá de melão-de-são-caetano pode ser indicado para complementar o tratamento de diabetes e para ajudar no combate à verminose, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de melão-de-são-caetano;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas do melão-de-são-caetano em uma xícara com a água fervente. Tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
Por conter algumas contra indicações, é importante sempre consultar um médico, ou um especialista no uso de plantas medicinais, antes de iniciar o uso do chá de melão-de-são-caetano.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
O melão-de-são-caetano não é recomendado para crianças, para gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas com diarreia crônica ou com hipoglicemia. Por isso, é aconselhado consumir o melão-de-são-caetano somente sob a recomendação de um médico, ou um especialista no uso de plantas medicinais.
Pessoas que usam insulina e medicamentos para o controle da diabetes, devem consultar um médico antes de usar o melão-de-são-caetano, porque essa planta pode interagir com esses medicamentos, cansando hipoglicemia.
Além disso, o consumo excessivo desse fruto pode causar desconforto no estômago, dor abdominal, dor de cabeça, vômitos e diarreia.