Você conhece os sintomas da intolerância alimentar

Você já sentiu algum desconforto digestivo, depois de comer um determinado alimento? Se acontecer isso, é possível que se trate de uma intolerância alimentar.

A intolerância alimentar é uma incapacidade do organismo de digerir os alimentos em doses normalmente toleradas por outras pessoas. A intolerância alimentar causa desconforto que é semelhante aos distúrbios digestivos.

Ao contrário da alergia, a intolerância alimentar não é causada por uma resposta anormal ou exagerada do sistema imunológico. Assim, a intolerância alimentar não é perigosa como alergia alimentar.

Se você tem intolerância, normalmente pode comer uma pequena quantidade de alimentos sem ter uma reação, enquanto com uma alergia uma pequena porção da comida causa uma reação que pode ser fatal.

Sintomas da intolerância alimentar

intolerancia-alimentar-2

Na sequência estão alguns sinais que podem estar associados à intolerância:

Gases

Diarreia

Dor

Inchaço

Náusea

Vómitos

Cólica

Os sintomas variam de acordo com os indivíduos, mas também de acordo com a quantidade da porção ingerida. Por exemplo, na presença de intolerância ao ovo, você pode comer panquecas ou bolos sem sintomas, mas quiches e omeletes devem ser completamente removidos da dieta.

Se você suspeita de intolerância, consulte o seu médico para se certificar de que não tem alergia e confirme o alimento que causa os sintomas.

Diferentes possíveis intolerâncias

A intolerância à lactose é a intolerância mais comum. A lactose é um açúcar encontrado em produtos lácteos que devem ser digeridos com a enzima lactase. A intolerância ocorre quando o corpo não possui lactase suficiente para digerir a lactose.

Várias reações a corantes e aditivos alimentares também são possíveis.

Embora o nome seja confuso, a intolerância ao glúten não é uma intolerância. É uma doença inflamatória crônica do sistema imune que afeta o intestino delgado. As pessoas que têm essa doença devem evitar completamente o consumo de glúten.

O que fazer na presença de intolerância?

Se você tiver uma intolerância alimentar, é melhor eliminar a comida em questão por algum tempo. Uma vez que as intolerâncias alimentares são muitas vezes temporárias, o problema alimentar pode ser reintroduzido mais tarde, de forma gradual.

No entanto, se você eliminar certos alimentos da sua dieta, é importante substituir por alimentos com nutrientes similares para evitar deficiências. Um nutricionista pode ajudar.

 

Nota Importante:

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!