Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina): para que serve e como usar – Tua Saúde
O flogo-rosa é um remédio que contém cloridrato de benzidamina em sua composição e que é indicado para realizar lavagens vaginais em caso de inflamação da vagina, candidíase e tricomoníase, por exemplo, uma vez que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, ao mesmo tempo que preserva a microbiota normal.
O uso do flogo-rosa deve ser orientado pelo ginecologista, sendo normalmente indicada a realização de lavagens vaginais 1 a 2 vezes ao dia.
Esse medicamento pode ser encontrado nas farmácias, mediante apresentação da receita médica, sob a forma de pó ou líquido que devem ser devidamente dissolvidos antes de serem aplicados no local.
Para que serve
O flogo-rosa é principalmente indicado em caso de inflamações agudas na vagina, conhecida como vulvovaginite, principalmente quando existem sintomas como coceira, dor, ardor e corrimento. Além disso, pode ser também indicado em caso de doença inflamatória do colo do útero ou para auxiliar no tratamento da candidíase e tricomoníase.
O flogo-rosa pode ser também recomendado antes e após a realização de cirurgia vaginal e na higiene íntima no pós-parto.
Esse medicamento, além de ter ação anti-inflamatória, também possui ação local anestésica, antibacteriana e antifúngica, ao mesmo tempo que é capaz de preservar a microbiota vaginal normal.
Como usar
A forma de uso do flogo-rosa varia de acordo com a forma de apresentação:
- Pó: dissolver o pó de 1 ou 2 envelopes em 1 litro de água filtrada ou fervida e realizar lavagens vaginais 1 a 2 vezes por dia, ou de acordo com a orientação médica;
- Líquido: dissolver 10 a 20 mL em 1 litro de água fervida ou filtrada e realizar lavagens vaginais 1 a 2 vezes por dia, ou de acordo com a orientação médica.
É importante que o uso do medicamento seja feito conforme a orientação do médico para garantir a eficácia do tratamento, não sendo recomendado em hipótese alguma ingerir o flogo-rosa, seja na forma de pó dissolvido ou líquido.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do uso deste remédio são muito raros, sendo mais frequentes de serem observados em pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, podendo haver irritação e ardor no local da aplicação.
Quem não deve usar
O flogo-rosa está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula do medicamento.
Fonte: www.tuasaude.com/flogo-rosa