Afta na língua: sintomas, causas e tratamento – Tua Saúde
A afta na língua é uma pequena lesão arredondada que surge na língua e que causa muita dor e dificuldade para comer e falar. As lesões podem ser pequenas e muito redondinhas ou ovais e terem cerca de 1 cm de diâmetro.
A afta na língua pode surgir de forma isolada, sendo o mais comum, mas, em alguns casos, também podem surgir várias ao mesmo tempo. Embora qualquer pessoa possa ter, pelo menos, um ou dois episódios de aftas ao longo da vida, certas pessoas apresentam aftas com muita frequência, a cada 15 dias, durante cerca de 1 ano, o que precisa de investigação médica.
Para curar uma afta na língua deve-se escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos, 3 vezes ao dia, e aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida, por exemplo.
Sintomas de afta na língua
Os principais sinais e sintomas indicativos de afta na língua são:
- Aparecimento de uma pequena lesão circular ou oval de cor esbranquiçada e com um anel vermelho ao redor;
- Dor intensa no local, que pode causar dificuldade para comer, falar e engolir;
- Febre, sensação de mal-estar geral e aumento das glândulas do pescoço, em alguns casos.
A afta na língua geralmente desaparece espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes, no entanto, se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, pode demorar mais tempo para cicatrizar. Além disso, quando surge de forma frequente, é importante que seja investigada, porque pode ser sinal de alguma doença, sendo importante que o médico solicite exames para que se chegue ao diagnóstico e se possa iniciar o tratamento adequado.
Possíveis causas
A causa da afta na língua ainda não é muito bem conhecida, mas alguns fatores podem favorecer o seu aparecimento, sendo os principais:
- Mordida na língua;
- Comer alimentos cítricos como kiwi, abacaxi ou limão, por exemplo;
- Alteração do pH da boca, que pode ser causado pela má digestão;
- Carência de vitaminas;
- Alergia a alimentos;
- Uso de aparelho nos dentes;
- Estresse;
- Doenças auto-imunes.
O enfraquecimento do sistema imune também pode favorecer o aparecimento de aftas, sendo, por isso, comum que pessoas com AIDS ou câncer, por exemplo, tenham aftas com mais frequência.
Como é feito o tratamento
O tratamento da afta consiste no alívio dos sintomas, sendo útil o uso de remédios caseiros, mas em alguns casos pode-se usar até mesmo remédios analgésicos de uso tópico, anti-inflamatórios e antibióticos, sob orientação médica.
1. Remédios caseiros
Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.
Aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida também é uma excelente forma de anestesiar a língua para conseguir comer, por exemplo. Outras estratégias naturais que podem ajudar a cura a afta são aplicar o óleo de melaleuca diretamente sobre a afta, manter um cravinho-da-índia na boca ou tomar diariamente 1 colher de mel com extrato de própolis, por exemplo.
Veja 5 estratégias infalíveis para curar a afta rapidamente.
2. Remédios de farmácia
Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.
Embora seja raro, nos casos em que a pessoa apresenta muitas aftas, que comprometem sua alimentação e qualidade de vida, o médico pode ainda receitar o uso de talidomida, dapsona e colchicina, por exemplo, sempre verificando mensalmente a dosagem por causa dos efeitos colaterais que podem causar.
Assista ainda às dicas da nutricionista para se livrar da afta de forma natural:
Fonte: www.tuasaude.com/afta