CUIDADO: DIETAS MILAGROSAS NÃO EXISTEM – SAIBA DOS PERIGOS
Entender que dietas milagrosas não existem é quase impossível para muitas pessoas, mas o fato é que é preciso aceitar essa realidade e buscar outras formas de emagrecer. A seguir falaremos mais sobre!
Talvez você pense que é um problema da atualidade, mas a verdade é que a obsessão das pessoas pela ideia de fazer um regime já vem de muito tempo, e está conectada a busca pelo corpo considerado perfeito para a sociedade em questão e claro, por uma aceitação maior por parte dos demais. Só existe um problema: dietas milagrosas não existem!
Isso significa que todas aquelas propostas de emagrecimento que prometem esforço por um curto espaço de tempo e resultados incríveis a longo prazo são sim mentirosas e precisam ser revistas.
Não só são mentirosas, mas também são extremamente perigosas e podem prejudicar fortemente a sua saúde física e também mental. Se você está pensando em começar um regime venha ler já esse texto e reconsiderar tudo que você já imaginou saber sobre esse assunto!
Entenda porque dietas milagrosas não existem
Bem, antes de falarmos porque fazer regime pode fazer mal para a sua saúde física e mental é importante explicarmos dentro de que premissa as dietas milagrosas não existem.
É claro que em tese elas estão por aí, espalhadas em todo canto. Podem ser consumidas nas revistas, na internet e em um programa de entrevistas na televisão. Elas estão espalhadas por todo o lugar e são uma obsessão para muita gente, além de serem uma fonte de fazer dinheiro para uma enorme indústria.
A questão é que a lógica na qual elas se baseiam não funciona absolutamente, a ponto de ser totalmente infrutífera e problemática. Vamos analisar: quem faz regime normalmente quer perder uma quantidade determinada de peso e se esforça de muitas formas por um período específico, afim de alcançar os seus objetivos.
A promessa da dieta é que o sofrimento não vai durar para sempre e que depois de todo esforço você poderá aproveitar o seu corpo muito mais magro e saudável para sempre.
Qual o ponto duvidoso nessa questão? Simples: a ideia de que os resultados conseguidos com dietas temporárias vão perdurar por muito tempo e vão continuar na sua vida até o final dos tempos!
De modo geral, quem resolve fazer um regime acaba ganhando todo o peso que perdeu (ou até mais) logo depois de encerrar os seus esforços nessa direção, e isso é muito preocupante não só pelo “efeito sanfona” que se estabelece, mas pelos prejuízos que ele traz a nossa saúde como um todo.
Sendo assim, dá para a gente dizer sem medo de errar que dietas milagrosas não existem, basicamente porque a promessa que elas sustentam não se mantém no mundo real.
Conheça os perigos das dietas ditas milagrosas
Agora que já sabemos que dietas milagrosas não existem ao menos dentro do que elas mesmas se propõem fazer é hora de a gente entender onde estão as suas armadilhas e os seus riscos.
É importante fazer essa análise mais aprofundada para evitar conscientemente os seus perigos e assim buscar opções mais saudáveis e mais funcionais para o emagrecimento.
Para te ajudar elencamos os principais problemas que esses regimes causam, e isso com certeza vai te fazer refletir bastante antes de se colocar nesse tipo de situação! Vem dar uma olhada:
- Sintomas que prejudicam a qualidade de vida – De modo geral, regimes funcionam a partir da restrição de um grupo de alimentos específico. Ultimamente a moda é evitar comer carboidrato, mas seja qual for a sua restrição as consequências serão a fraqueza, a irritabilidade, o cansaço, as dores de cabeça e por aí vai.
É notório que aos poucos você passa a ficar mais incomodado. Além disso, não demora muito para que surja a vontade de furar o regime e comer tudo que não está comendo, porque a restrição costuma encaminhar a quase imediata compulsão;
- Falta de nutrientes faz seu organismo economizar energia – Ao contrário do que muitos pensam seu organismo não gosta que você consuma menos calorias de uma hora para outra e de forma indiscriminada, e não é porque ele ama o fato de você estar acima do peso, mas porque isso ativa nele uma necessidade intrínseca de economizar energia!
Aos poucos ele vai diminuindo a velocidade do seu metabolismo e de todas as suas funções, por medo de você estar passando por um período de privação. Foi essa inteligência do nosso corpo que nos permitiu sobreviver em tempos muito difíceis, então não dá para simplesmente fazê-lo entender que agora não é mais assim.
Na prática isso vai fazer com que você queime muito menos caloria do que gostaria, por mais que esteja se esforçando para emagrecer, e o resultado disso vai ser você não alcançar o objetivo que tanto quer;
Como você pode ver as dietas milagrosas não existem em sua premissa e ainda são arriscadas dentro do que oferecem! Melhor mesmo fazer uma reeducação alimentar e cuidar do corpo e da mente a longo prazo!
Seja o primeiro a comentar!