Farinha de berinjela: para que serve e como fazer (com receitas) – Tua Saúde
A farinha de berinjela é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que se junta à água, formando um gel no estômago, o que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e promovendo, assim, a perda de peso.
Por conter antioxidantes, a farinha de berinjela também combate o excesso dos radicais livres no organismo, ajudando a evitar o surgimento de doenças, como diabetes, câncer, pressão alta e diabetes. Conheça outros alimentos que contêm antioxidantes.
A farinha de berinjela pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, mas também pode ser feita em casa. Essa farinha pode ser adicionada à saladas, iogurte, sucos e frutas, ou ainda ser usada em preparações, como panquecas, bolos, biscoitos e pães.
Por possuir propriedades hipoglicemiantes, sacietogênicas e hipolipemiantes, a farinha de berinjela oferece os seguintes benefícios para a saúde:
1. Promover o emagrecimento
A farinha de berinjela é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a fome ao longo do dia e promovendo, assim, o emagrecimento.
2. Diminuir o colesterol
Por conter ótimas quantidades de fibras, a farinha de aveia reduz a absorção intestinal da gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
3. Fortalecer o sistema imunológico
A farinha de berinjela contém saponinas, flavonoides e catequinas, compostos bioativos com ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória, que fortalecem as células do sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como alergias, diabetes e câncer.
4. Evitar a diabetes
As fibras, presentes em ótimas quantidades na farinha de berinjela, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose e insulina no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e diabetes.
5. Combater a prisão de ventre
A farinha de berinjela ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que absorve água para o intestino, hidratando e facilitando a eliminação das fezes. Veja uma lista de alimentos ricos em fibras solúveis.
6. Prevenir doenças cardiovasculares
Os antioxidantes presentes na farinha de berinjela possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que preservam a saúde das artérias e promovem o relaxamento dos vasos, facilitando a circulação de sangue e prevenindo o surgimento de doenças, como derrame e infarto.
Além disso, a farinha de berinjela também é rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, prevenindo o surgimento da pressão alta. Conheça outros alimentos ricos em potássio.
7. Evitar o câncer de intestino
As fibras presentes na farinha de berinjela servem de alimento para fortalecer as bactérias benéficas no intestino, equilibram a saúde da flora intestinal, e evitando o surgimento do câncer de intestino.
8. Melhorar o humor
A farinha de berinjela é rica em magnésio, que é um mineral importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por diminuir a ansiedade e melhorar o humor.
Como fazer a farinha de berinjela
Fazer a farinha de berinjela é muito simples e pode ser feito em casa. O passo a passo para fazer a farinha de berinjela é:
É importante guardar a farinha de berinjela em temperatura ambiente em um recipiente limpo e seco e com boa vedação. Esta farinha dura cerca de 1 mês.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o equivalente a 8 colheres de sopa, de farinha de berinjela:
Componentes
100 g (8 colheres de sopa) de farinha de berinjela
Energia
162 calorias
Carboidratos
23 g
Fibras
39,2 g
Proteínas
13,3 g
Gorduras
1,9 g
Magnésio
158 mg
Potássio
2396 mg
Cálcio
130,9 mg
Manganês
2,5 mg
Para se obter os benefícios com o consumo da farinha de berinjela, é fundamental manter uma alimentação saudável e variada e praticar atividades físicas regularmente.
Como usar a farinha de berinjela
A farinha de berinjela pode ser adicionada em iogurtes, sucos, sopas, saladas e frutas. Além disso, a farinha de berinjela também pode ser usada em preparações, como panquecas, bolos, biscoitos e pães.
Receitas com farinha de berinjela
Algumas receitas saudáveis e simples com a farinha de berinjela incluem pão, panqueca e bolo.
1. Pão low carb com farinha de berinjela
Ingredientes:
- 6 ovos de galinha;
- 8 colheres de sopa de farinha de berinjela;
- 6 colheres de sopa de sementes de gergelim triturado;
- 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de café de sal;
- 4 colheres de sopa de água;
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
Em uma tigela, colocar os ovos e bater levemente com um garfo para misturar. Acrescentar a farinha de berinjela, o gergelim e o queijo parmesão e misturar bem com uma colher, ou espátula. Adicionar o sal, a água e misturar um pouco mais. Por fim, colocar o fermento em pó e misturar delicadamente.
Despejar essa massa em uma forma de pão untada e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até o pão ficar bem firme e dourado. Aguardar amornar, desinformar e servir em seguida.
2. Panqueca com farinha de berinjela
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de farinha de berinjela;
- 1 colher de sopa de requeijão;
- 1 ovo.
Modo de preparo:
Em uma tigela, colocar todos os ingredientes e misturar bem com um garfo. Aquecer uma frigideira antiaderente e despejar a massa da panqueca, deixando cozinhar até ficar dourada. Virar a panqueca e cozinhar do outro lado. Desligar o fogo e servir em seguida.
3. Bolo de laranja com farinha de berinjela
Ingredientes:
- 3 ovos;
- 1 xícara de farinha de berinjela;
- 1 xícara de amido de milho;
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- 3 colheres de manteiga;
- 1 copo de suco de laranja;
- Raspas da casca da laranja;
- 1 colher de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
Em uma batedeira, bater os ovos, o açúcar e a manteiga. Depois, acrescentar o amido de milho, a farinha de berinjela e mexer bem com uma colher, ou espátula. Adicionar aos poucos o suco de laranja, as raspas e, por último, colocar o fermento, mexendo delicadamente.
Transferir a massa para um tabuleiro untado e levar para assar no forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 30 minutos. Aguardar amornar, desinformar e servir.