Sem categoria

6 remédios para dor nas costas – Tua Saúde

Os remédios indicados para a dor nas costas só devem ser usados de acordo com a orientação médica, já que é importante saber a causa que está na sua origem e a intensidade da dor, que pode ser leve, moderada ou intensa, pois assim é possível indicar o tratamento mais eficaz.

Porém, em alguns casos, pode ser indicado o uso de analgésico ou anti-inflamatório quando a dor na coluna acontece quando se dorme em uma posição desconfortável ou por estar sentado muito tempo na frente do computador ou televisão em posição incorreta, ou ser devido à realização de exercícios de levantamento de pesos, por exemplo. Conheça mais sobre as principais causas de dor na coluna.

Nos casos em que a dor é intensa, surge por um longo período de tempo e não permita o desenvolvimento normal das atividades diárias, é recomendado que o ortopedista ou fisioterapeuta seja consultado para que seja realizada uma avaliação clínica e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado.

imagem06-02-2022-01-02-09

1. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são a primeira linha de tratamento para dor na coluna, já que além do efeito anti-inflamatório, possuem efeito analgésico, aliviando com mais rapidez o mal-estar.

A indicação do anti-inflamatório pode variar de acordo com a causa da dor na coluna, já que esses medicamentos podem ter ação mais ou menos forte e, por isso, pode ser orientado diferentes doses e tempo de uso de acordo com a causa.

Exemplos: ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco ou celecoxibe, por exemplo.

2. Analgésicos

Os analgésicos podem ser também indicado no tratamento para dor na coluna, já que são capazes de promover o alívio da dor. É importante que o analgésico seja usado conforme a orientação do médico, já que o seu uso prolongado em em doses mais elevadas pode causar dano na mucosa do estômago e no fígado.

No caso de mulheres grávidas e em fase de amamentação, o paracetamol é normalmente recomendado, uma vez que é considerado seguro durante essas fases, no entanto é importante que o médico seja consultado.

Exemplos: paracetamol, dipirona, ácido acetilsalicílico e metamizol.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares são uma boa opção para a dor na coluna, principalmente nos casos em que há espasmo muscular que resulta em dor, não sendo o seu uso recomendado na prevenção.

É importante apenas fazer uso dos relaxantes musculares quando indicado pelo médico, isso porque o seu uso sem orientação ou por um tempo prolongado pode viciar.

Exemplos: tiocolchicosídeo, cloridrato de ciclobenzaprina e diazepam, que também podem ser comercializados em combinação com analgésicos para ajudar a relaxar o músculo e a reduzir a dor.

4. Opioides

Os opioides também podem ser indicados em caso de dor na coluna, já que promovem um alívio a curto prazo, no entanto está associado a diversos efeitos secundários e, por isso, é importante ter precaução quanto ao seu uso prolongado.

Em caso de dor intensa, o médico pode indicar o uso de codeína ou tramadol, que são prescritos quando a dor é mais forte, no entanto, em casos mais graves, pode ser recomendado o uso de opioides mais fortes por um curto período de tempo.

Exemplos: codeína, tramadol, hidromorfona, oxicodona e fentanila.

5. Antidepressivos

Os antidepressivos podem ser indicados nos caso de dor crônica na coluna, já que possuem um efeito positivo diante da dor, sendo principalmente recomendado em caso de lombalgia crônica.

Os antidepressivos que têm sido utilizados para a aliviar a dor na coluna são os inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina e os antidepressivos tricíclicos. Estes medicamentos são contraindicados em caso de insuficiência renal, glaucoma, gravidez, doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca e só devem ser usadas sob prescrição médica.

Exemplos: venlafaxina, duloxetina, sibutramina, imipramina, amitriptilina, nortriptilina e clomipramina.

6. Injeções de cortisona

A injeção de cortisona costuma ser indicada quando o tratamento com os medicamentos não são suficientes para promover o alívio da dor, podendo a injeção ser recomendada pelo médico de acordo com a causa e a intensidade da dor na coluna.

Remédios caseiros para dor na coluna

Um excelente remédio caseiro para dor na coluna é fazer uma compressa quente, pois o calor relaxa os músculos e ativa a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor.

Outra solução natural para complementar o tratamento da dor na coluna é o chá ou a compressa de gengibre, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e vasodilatadoras.

Para fazer o chá, deve-se colocar cerca de 3 cm de raiz de gengibre em 1 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos e a seguir coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes ao dia. Para fazer a compressa de gengibre, basta ralar a mesma quantidade de gengibre e aplicar na região das costas, cobrindo com uma gaze, durante 20 minutos.

Dicas para aliviar a dor na coluna

Outras dicas para aliviar a dor na coluna incluem:

  • Repousar, na posição deitada e de barriga para cima, com as pernas esticadas, ligeiramente levantadas, sem travesseiro na cabeça e com os braços estendidos ao longo do corpo;
  • Tomar um banho de água quente, deixando a água cair no local da dor;
  • Receber uma massagem nas costas.

Estas medidas podem ser suficientes para tratar a dor na coluna ou podem completar o tratamento com os remédios prescritos pelo médico. Veja mais dicas sobre o que fazer para aliviar a dor na coluna.

Fonte: www.tuasaude.com/remedios-para-dor-na-coluna

Sobre o autor | Website