Como é feito o tratamento para mastite – Tua Saúde
O tratamento para mastite deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de inflamação, sendo recomendado que a mulher continue a amamentar, fique em repouso e beba bastante líquidos durante o dia. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios para combater as bactérias responsáveis pela inflamação e aliviar os sintomas.
A mastite é uma inflamação da mama, comum durante a amamentação, que geralmente acontece na 2ª semana depois do parto e causa intensa dor e desconforto, sendo muitas vezes a causa do abandono da amamentação. Esta inflamação pode acontecer devido ao acumulo de leite na mama ou devido a presença de microrganismos que possam ter alcançados os ductos mamários, devido a uma rachadura no mamilo, por exemplo. Conheça mais sobre a mastite, sintomas e causas.
1. Tratamento caseiro
O tratamento realizado em casa é fundamental para que exista o alívio dos sintomas e diminuição da inflamação, sendo indicado principalmente que a mulher fique em repouso e beba bastante líquidos durante o dia. Além disso, outros cuidados e tratamentos que são indicados pelo médico e que devem ser seguidos são:
- Usar compressas mornas nas mamas antes de retirar o leite;
- Dar de mamar várias vezes ao dia, para evitar que o leite fique acumulado na mama afetada;
- Usar sutiã de amamentação bem firme e justo para impedir que o corpo produza muito leite;
- Massagear os seios antes de amamentar, para facilitar a saída do leite;
- Observar se o bebê está esvaziando completamente a mama ao terminar de mamar;
- Retirar o leite manualmente ou com a bombinha se o bebê não tiver esvaziado completamente a mama.
Apesar da mastite provocar dor e desconforto, não é aconselhável a interrupção da amamentação, pois o ato de amamentar ajuda a tratar a mastite e traz muitos benefícios para o bebê, como redução de alergias e cólicas. No entanto, se mesmo assim a mulher não quiser amamentar, deve retirar o leite para continuar esvaziando a mama, o que traz um grande alívio dos sintomas.
2. Uso de remédios
O mastologista pode indicar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, para aliviar a dor e diminuir a inflamação na mama.
Além disso, quando é verificada a presença de sinais indicativos de infecção pelas bactérias Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis, o médico pode recomendar o uso de antibióticos por 10 a 14 dias de acordo com a recomendação do médico.
3. Cirurgia
A cirurgia é indicada nos casos em que é verificada a presença de abscessos na mama devido à mastite, sendo recomendada a realização de um procedimento cirúrgico para realizar a drenagem do abcesso. Após o procedimento, o médico pode indicar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto que podem surgir após o procedimento e evitar o desenvolvimento de infecção.
Sinais de melhora ou piora
A mulher consegue perceber se está melhorando porque a mama fica menos inchada, a vermelhidão desaparece e há alívio da dor. A melhora pode surgir em 1 ou 2 dias após iniciar o tratamento, com ou sem antibióticos.
Os sinais de piora são o aumento da gravidade dos sintomas, havendo formação de pus ou cistos na mama, o que normalmente ocorre quando não se faz o tratamento, ou enquanto não iniciar os antibióticos sob orientação médica. Além disso, é possível que a dor fique muito intensa, impedindo totalmente a amamentação e a retirada manual do leite.
Como amamentar com mastite
Apesar de poder ser bastante dolorido, é importante manter a amamentação durante a mastite, pois assim é possível evitar a retenção de mais leite e a proliferação de bactérias. A amamentação deve ser feita de forma normal e o ideal é diminuir o intervalo entre as mamadas e tentar fazer com que o bebê esvazie a mama, caso isso não aconteça, é recomendado que o esvaziamento seja feito de forma manual. Saiba como é feita a retirada do leite com bombinha e manual.
Caso a mulher não queira amamentar, é importante que retire o leite e o armazene, pois assim é possível aliviar os sintomas da inflamação. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou, até mesmo, antibiótico, caso seja confirmada infecção por bactéria.