Desenvolvimento do bebê – 14 semanas de gestação – Tua Saúde
Semana de gestação: 14 semanas
Equivale ao mês: 2ª semana do 4º mês
Equivale aos dias: 92 a 98 dias de gestação
Na 14ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelos movimentos de franzir os lábios, virar a cabeça, fazer caretas e enrugar a testa, pois o rosto já está completamente formado. As unhas continuam crescendo, os pelos começam a aparecer no corpo, a sobrancelha começa a ser formada e os cabelos já estão se desenvolvendo na cabeça.
Nesta fase, os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e pode ser possível visualizar se é um menino ou menina através da ultrassonografia.
Durante essa semana, a barriga já pode começar a ser notada e a mulher se sente mais disposta e com mais energia, pois o enjoo matinal e o cansaço excessivo já são menos intensos, mas pode surgir dor pélvica devido ao afrouxamento dos ligamentos pélvicos para acomodar o bebê em crescimento.
Desenvolvimento do bebê
Na 14ª semana da gestação, o rosto já está completamente formado e o bebê já pode franzir os lábios, virar a cabeça, fazer caretas e enrugar a testa, mas ainda sem grande controle sobre esses movimentos.
As unhas estão crescendo nos dedos das mãos e dos pés e já tem as impressões digitais. Os cabelos estão se formando, não só na cabeça, mas nas sobrancelhas, assim como finos pelos no corpo. Os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e os médicos já devem conseguir visualizar se é um menino ou menina através da ultrassonografia.
Nesta fase da gestação, a placenta está desenvolvida e garante a quantidade ideal de vasos sanguíneos para fornecer todo o alimento de que o bebê precisa e o cordão umbilical transporta alimento e sangue rico em oxigênio para o bebê, além de levar os resíduos e o sangue pobre em oxigênio do bebê para a placenta.
Tamanho do bebê
O tamanho do feto com 14 semanas de gestação é de cerca de 9 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma nectarina.
Mudanças no corpo da mulher
Na 14ª semana de gravidez, as alterações físicas na mulher são agora muito mais notáveis, pois a barriga continua crescendo com o desenvolvimento do bebê, a silhueta torna-se mais redonda e a barriga pode começar a ser notada. Os seios também também aumentam de volume à medida que a gravidez evolui, devido ao desenvolvimento das glândulas mamárias e início da produção do colostro, que pode vazar e sujar o sutiã com um líquido amarelo. Nessa fase, pode ser necessário usar um sutiã para grávidas, absorvente de amamentação e calcinhas grandes e confortáveis.
A mulher pode apresentar dor pélvica, chamada de dor no ligamento redondo, que pode acontecer em um ou nos dois lados do abdômen quando a mulher muda de posição de forma muito rápida, ao se sentar ou deitar, ou quando tosse ou espirra. Essa dor é causada pelo alongamento e estreitamento dos ligamentos que dão sustentação à barriga, devido ao crescimento do útero, sendo uma condição normal da gestação.
Embora possa sentir dor pélvica, nesta fase da gestação, a mulher começa a sentir-se mais bem disposta e menos enjoada, pois os sintomas de enjôo matinal e cansaço excessivo ficam menos intensos. Além disso, à medida que os hormônios se estabilizam, a mulher pode se sentir mais tranquila, sem tantas alterações emocionais, sendo também um período em que fica mais relaxada pois o risco de aborto espontâneo é bastante reduzido.
Cuidados durante a 14ª semana
Na 14ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar o desconforto da dor pélvica, como fazer alongamentos leves e movimentos suaves, liberados pelo médico. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente.
Além disso, para que a mulher tenha mais forças e energia para suportar o trabalho adicional que a gravidez exige do corpo, o obstetra pode indicar a prática de alguma atividade física regular, como natação, caminhada, ioga, pilates ou manter a atividade física que já praticava antes da gravidez, mas de forma leve e moderada, sempre acompanhada por um educador físico.
É importante sempre seguir as orientações médicas durante toda a gestação, continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, evitar o uso de medicamentos por conta própria e fazer uma alimentação nutritiva incluindo frutas, legumes e verduras frescos. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.
Principais exames
Esta é a semana da segunda consulta pré-natal, que também pode ser feita até o final da 16ª semana, sendo importante levar os resultados da ultrassom e dos outros exames solicitados pelo médico na primeira consulta pré-natal, para que o obstetra avalie como está o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher.
Nesta consulta, o médico deve fazer a solicitação de novo hemograma para que a mulher leve os resultados na próxima consulta. Além disso, caso a mulher tenha mais de 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família, o médico também pode indicar a amniocentese que pode ser feita entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez.
A 14ª semana da gestação é a última semana para realizar o exame de translucência nucal que é feito através de uma ultrassonografia mais detalhada para detectar sinais de Síndrome de Down ou outras doenças genéticas. Saiba como é feito o exame de translucência nucal.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:
Sua gravidez por trimestre
Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?
- 1º Trimestre (da 1ª até à 13ª semana)
- 2º Trimestre (da 14ª até à 27ª semana)
- 3º Trimestre (da 28ª até à 41ª semana)
Fonte: www.tuasaude.com/desenvolvimento-do-bebe-14-semanas-de-gestacao