6 máscaras caseiras de hidratação para o cabelo (e como preparar) – Tua Saúde
As máscaras caseiras de hidratação para o cabelo são uma forma de reter a umidade nos fios deixando o cabelo mais macio e hidratado, isso porque os ingredientes usados para fazer as máscaras possuem vitaminas e minerais que penetram cabelo ou promovem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas do couro cabeludo.
Antes de utilizar a máscara caseira, é recomendado que seja feito um teste passando um pouco da máscara no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso da máscara caseira. Além disso, pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis, não devem usar os hidratantes que tem como ingrediente o mel.
Alguns cuidados com o cabelo também devem ser feitos antes de aplicar a máscara caseira de hidratação para melhorar sua ação e, por isso, é recomendado lavar o cabelo com shampoo, retirar o excesso de água usando uma toalha, desembaraçar o cabelo suavemente com uma escova ou pente e aplicar a máscara mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar muito perto da raiz. Para potencializar o efeito da máscara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabeça ou usar uma touca térmica.
Algumas opções de máscaras caseiras de hidratação para o cabelo são:
1. Máscara de óleo de côco e mel
A máscara de óleo de côco e mel promove uma hidratação profunda do cabelo e a reparação dos fios, pois o óleo de côco é rico em ácidos graxos que penetram no cabelo, mantendo a umidade dos fios, deixando o cabelo mais macio, brilhante e sedoso. Já o mel é um umectante natural que retém a umidade no cabelo, além de suavizar e amaciar o fios.
Esse máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 1 colher (de sopa) de óleo de côco.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Passar a máscara no cabelo úmido e deixar agir por 15 a 20 minutos. Em seguida, lavar com shampoo e usar o condicionador habitual.
2. Máscara de azeite e açúcar mascavo
A máscara de azeite e açúcar mascavo é uma boa opção de hidratação caseira para cabelo quebrado, ressecado, com quebras, pontas duplas ou frizz, pois o azeite devolve a umidade para os fios e evita o ressecamento, enquanto o açúcar mascavo promove uma esfoliação do couro cabeludo, removendo as células mortas e o acúmulo de resíduos, deixando o cabelo mais macio, brilhante e sedoso.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
- 1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco e aplicar no cabelo, massageando o couro cabeludo. Deixar agir por 15 a 20 minutos, e lavar o cabelo em seguida. Esta máscara pode ser usada 1 vez por semana.
3. Máscara de abacate e maionese
A máscara de abacate e maionese é rica em gorduras, vitaminas C e E, minerais como potássio e folato, promovendo a reparação e o crescimento dos fios, sendo uma boa opção de hidratante caseiro para cabelos crespos, secos, danificados ou com pontas duplas.
Ingredientes
- 1 abacate maduro;
- 2 colheres (de sopa) de maionese;
- 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas.
Modo de preparo
Descascar e triturar o abacate, adicionando em seguida a maionese e o óleo de amêndoas. Misturar bem todos os ingredientes e passar no cabelo deixando agir por 15 a 20 minutos. Lavar o cabelo em seguida. Esta máscara pode ser utilizada de 1 a 2 vezes por semana.
4. Máscara de banana, iogurte e mel
A máscara de banana, iogurte e mel é uma boa opção de hidratação caseira para cabelos com luzes ou química, pois é rico em óleos naturais, potássio, vitaminas e ácido lático, que aumentam a umidade, o brilho e a reparação dos fios, além de eliminar o frizz, sendo também indicado para cabelos com pontas duplas ou ressecados.
Esse máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.
Ingredientes
- 1 banana madura;
- 1 pote de iogurte natural;
- 3 colheres (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Descascar e amassar a banana com um garfo. Adicionar em seguida o mel e o iogurte. Misturar bem todos os ingredientes e passar no cabelo deixando agir por 20 a 30 minutos. Lavar o cabelo em seguida. Essa máscara pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por semana.
5. Máscara de camomila, maisena e leite
A máscara de camomila, maisena e leite ajuda a manter o cabelo hidratado, mantendo a umidade dos fios, sendo indicado para hidratação do cabelo loiro ressecado ou com luzes, ajudando a manter a cor e aumentar o brilho.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de flores secas de camomila ou 2 sachês de chá;
- 2 colheres (de sopa) de maisena;
- ½ copo de de leite integral.
Modo de preparo
Ferver o leite e adicionar a camomila. Tampar e deixar em repouso durante 10 a 15 minutos. Retirar o saché de camomila ou coar se tiver utilizado as flores secas de camomila. Colocar a mistura em uma panela, em fogo baixo, e adicionar a maisena, misturando até obter uma mistura com consistência de máscara. Esperar esfriar e passar no cabelo deixando agir por 30 minutos. Lavar o cabelo a seguir. Essa máscara pode ser usada de 1 a 2 vezes por semana.
6. Máscara de babosa, mel e glicerina
A máscara com babosa, também conhecida como Aloe vera, mel e glicerina ajuda a hidratar os fios pois possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, e pode ser usada como hidratação caseira para cabelos cacheados, crespos ou muito ressecados.
Esse máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de mel;
- 2 colheres (de sopa) do gel da folha de babosa;
- 1 colher (de chá) de glicerina.
Modo de preparo
Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes, e aplicar no cabelo úmido, deixando agir por 20 minutos. Lavar o cabelo em seguida. Essa máscara de hidratação do cabelo pode ser usada de 1 a 2 vezes por semana.