12 benefícios da melancia para a saúde (com receitas saudáveis) – Tua Saúde
A melancia é uma fruta rica em água, ajudando a manter o organismo e a pele hidratada, além de melhorar a retenção de líquidos e a prevenir a formação de pedra nos rins. Além de ser diurética, a melancia também possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena, digestiva e anti-hipertensiva e, por isso, o seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde.
A cor da melancia é devido à presença de licopeno, um composto com propriedade antioxidante. Além disso, a melancia é composta por 92% de água e apenas 6% de açúcar, que é uma pequena quantidade que não afeta negativamente os níveis de açúcar no sangue e, por isso, é uma boa opção para incluir na dieta.
Os principais benefícios da melancia para a saúde são:
1. Melhorar e prevenir a retenção de líquidos
A melancia é uma fruta que possui grande quantidade de água, de forma que exerce um efeito diurético no organismo, ajudando a desinchar e a eliminar o excesso de líquidos do corpo através da urina.
Além disso, a melancia também possui potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de líquido do corpo, ajudando a desinflamar.
2. Hidratar o organismo
A melancia ajuda a manter o corpo hidratado, já que cerca de 92% da sua composição é água, sendo uma boa opção para os dias mais quentes.
3. Prevenir a formação de pedra nos rins
A melancia é uma fruta com propriedades protetoras contra doenças renais e ajuda a manter a urina limpa, já que possui propriedade diurética. Além disso, também possui esteroides e alcanos como principais constituintes da polpa, o que poderia ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins.
Além disso, o potássio presente na melancia também ajuda a equilibrar os ácidos que podem ser produzidos pelo corpo, aumentando o pH e diminuindo o excesso de cálcio na urina, prevenindo, assim, a formação de pedras nos rins.
4. Fortalecer o sistema imune
A melancia contribui para o bom funcionamento do sistema imune, já que que estimula as células de defesa do organismo, devido ao fato de ser fonte de vitamina C e A, que atuam como antioxidantes, prevenindo o surgimento de doenças como gripes e resfriados.
5. Proteger a pele do sol
Devido à sua composição rica em carotenoides, como o licopeno, a melancia é uma ótima opção para ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios de sol. Além disso, também possui antioxidantes que ajudam a prevenir o dano que os radicais livres causam na pele, evitando, assim, o envelhecimento precoce.
6. Melhorar o trânsito intestinal
A melancia tem na sua composição fibras e água, que aumentam o bolo fecal e que contribuem para o melhor funcionamento do trânsito intestinal.
7. Favorece a perda de peso
A melancia possui poucas calorias e uma pequena quantidade de fibras, de forma que quando combinada com uma alimentação equilibrada e saudável, pode ajudar na perda de peso.
8. Ajuda a controlar a pressão arterial
A melancia contém citrulina, um aminoácido que poderia aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, ajudando a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, favorecer a diminuição da pressão arterial.
Além disso, essa fruta também possui potássio, um mineral que favorece a saída do excesso de sódio do organismo através da urina, ajudando a regular a pressão arterial.
O licopeno, outro composto antioxidante encontrado na melancia, também pode ajudar a regular a pressão arterial, uma vez que alguns estudos indicam que essa fruta reduz a vasoconstrição e favorece a diminuição da pressão arterial.
9. Melhora a saúde da pele e do cabelo
A melancia contribui para uma pele e cabelo saudáveis, devido à presença de vitaminas A, C e licopeno. A vitamina C intervém síntese de colágeno, a vitamina A contribui para a regeneração celular e o licopeno ajuda a proteger a pele dos danos do sol.
A parte vermelha da melancia é rica em carotenoides antioxidantes, betacaroteno e licopeno que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol, mas a parte ver de clara, próxima da casca, também é rica em nutrientes e por isso deve ser consumida sempre que possível.
10. Melhora o rendimento na atividade física
A citrulina é um aminoácido que pode ser encontrado na melancia e que, de acordo com alguns estudos, pode melhorar o rendimento durante a prática de exercício.
Além disso, a melancia também possui potássio e magnésio, minerais que são importantes para prevenir a fraqueza muscular, melhorar a contração muscular e as cãibras durante a prática de atividade física intensa.
11. Protege o coração
O licopeno presente na melancia possui ação antioxidante e anti-inflamatória, de forma que impede a oxidação do colesterol LDL, prevenindo a formação das placas de aterosclerose e o desenvolvimento de doenças cardíacas, como infarto ou AVC, por exemplo.
Além disso, o licopeno é capas de aumentar a concentração de colesterol HDL, promovendo a saúde do coração.
12. Prevenir o câncer
A melancia possui carotenoides, principalmente licopeno, um composto com propriedade antioxidante e anticancerígeno, de forma que pode ser eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata e colorretal.
Além disso, essa fruta também possui cucurbitacina E, um composto que, de acordo com alguns estudos científicos, poderia inibir o crescimento de células tumorais, promovendo a remoção das células doentes do organismo.
Informação nutricional da melancia
A tabela indica a quantidade de nutrientes em 100 g de melancia e em 1 fatia (300 g)
Componentes100 g de melancia1 fatia (300 g)Energia26 kcal78 kcalLipídios0,2 g0,6 gCarboidratos5,5 g16,5 gFibras0,3 g0,9Proteína0,4 g1,2 gÁgua93,6 g280,8 gVitamina A50 mcg150 mcgVitamina C4 mg12 mgPotássio100 mg300 mgCálcio10 mg30 mgFósforo5 mg15 mgMagnésio12 mg36 mg
Para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, é importante que a melancia faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, e que a pessoa tenha bons hábitos de saúde, o que inclui a prática de atividade física regularmente.
Como consumir
A melancia é uma fruta que contém carboidratos e, por isso, é recomendado que no momento de seu consumo, seja combinada com outro alimento rico em fibras, como 15 a 30 g de frutos secos (nozes, amêndoas, castanha, etc) ou 1 colher de sopa de aveia em flocos ou 1 colher de chá de sementes de linhaça ou de chia.
Receitas com melancia
A melancia é uma fruta que é geralmente consumida ao natural, porém, também pode ser preparada com outros alimentos. Alguns exemplos de receitas com melancia são:
Salada de melancia e romã
Ingredientes
- 3 fatias médias de melancia;
- 1 romã grande;
- Folhas de hortelã;
- Mel a gosto.
Modo de preparo
Cortar a melancia em pedaços e descascar a romã, aproveitando suas bagas. Colocar tudo numa taça, decorar com a hortelã e regar com um fio de mel.
Ensopadinho de entrecasca de melancia
Ingredientes
- Entrecasca de 1/2 melancia;
- 1/2 tomate;
- 1/2 cebola picada;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de salsa e cebolinha picadas;
- 2 colheres de azeite;
- 1/2 copo de água;
- Para temperar: sal, pimenta preta e 1 folha de louro.
Modo de preparo
Fazer um refogado colocando o dente de alho e a cebola e o azeite para dourar. Depois, acrescentar a entrecasca da melancia, o tomate e o louro e deixar no fogo médio durante alguns minutos até que fique tudo bem macio. Adicionar a água, a salsa e a cebolinha e depois de pronto, servir com um prato de carne ou peixe.
Salpicão verde
Ingredientes
- Entrecasca de 1 melancia;
- 1 tomate picado;
- 1 cebola picada;
- Salsa e cebolinha picadas à gosto;
- 1kg de peite de frango cozido e desfiado;
- Azeitonas cortadas;
- 3 colheres de maionese;
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes numa taça e misturar bem. Colocar em pequenas forminhas ou copinhos e servir gelado, acompanhado de arroz, por exemplo.