Quais são os efeitos da tristeza em seu corpo
Houve momentos em que você já se sentiu apático e com tristeza? Alguma vez você já sentiu a dor de ser rejeitado(a)? E quando você sofre uma dor de amor?
É difícil de decidir se a tristeza realmente faz você mais forte ou vai te debilitando progressivamente. O que é certo é que ela pode alterar os níveis de estresse em seu cérebro e isso pode levar a muitas doenças.
Do cérebro para o corpo
Quando você se sente para baixo, os circuitos cerebrais sobrepõem dor física e emocional. Isso não só ocorre em áreas do cérebro relacionadas com a componente puramente afetiva da dor, mas também em áreas relacionadas com a percepção somática.
Mas por que isso acontece? Tem um impacto negativo sobre o seu corpo, especialmente no sistema imunológico para potencialmente aumentar o risco de doenças, especialmente inflamatória.
Verificou-se que o sentimento de tristeza pode aumentar a sensibilidade ao frio, enquanto a alegria faz você sentir mais calor.
Quando nos experimentos foi causado um sentimento de rejeição e isolamento, os participantes estimaram uma temperatura ambiente menor e escolheram ingerir bebidas e alimentos quentes.
Esta relação ainda vai além do simples sentimento: foi aferida baixa temperatura corporal.
Perda de apetite
Tristeza também afeta o apetite, de modo que aumenta o risco de ganho de peso e afeta sua pressão arterial. O resultado direto é o aparecimento de hipertensão e problemas cardíacos a longo prazo.
Além do que já falamos, há uma perda na capacidade de sentir o sabor doce. Isso porque o número de receptores que percebem o sabor doce na língua é reduzida.
Por essa razão, não é incomum ao passar por um momento de tristeza sentir que a comida não tem sabor.
Stress
Tristeza também afeta o hormônio cortisol, responsável pelo stress. Ele é importante no controle dos níveis de açúcar no sangue, na pressão arterial e na qualidade do sono.
Tudo isso faz com que a tristeza seja a mais prejudicial ao estado psicológico saúde. Ela está relacionada com:
Doença cardíaca Doenças pulmonares Doença hepática E a depressão, por sua vez, pode influenciar o desenvolvimento do câncer.
Tanto o stress e a depressão podem favorecer a precipitação de uma doença pior. Quando você está estressado ou extremamente triste, pode ver que nada funciona regularmente.
Suas defesas ficam pra baixo e o de adoecer aumenta doentes consideravelmente. Qual é a solução? É o estresse que cria os problemas no sistema imunológico, mas há a percepção que você não pode fazer nada pra impedir isso.
O cérebro precisa de mais energia
Muitas vezes parece um pouco incomum pensar que o cérebro é mais ativo quando você está triste. No entanto, isso acontece porque, durante um momento de tristeza, o cérebro funciona muito mais: mais de 70 regiões diferentes do cérebro são ativadas.
Como funciona isso? É fácil de entender. Enquanto você está triste você se lembra, reflete, sofre e busca soluções ou alternativas.
Há aqueles que, nessas situações, ficam apenas dormindo.
Por conseguinte, o hipocampo continua ativo, a parte frontal do cérebro e dos lobos temporais. Note que o cérebro usa 20% de toda a sua energia, mas em situações onde você está triste, gasta muito mais.
Por sua vez, você precisa elevar a glicose pra alimentar cérebro. Isso faz com que você sinta ansiedade pra comer doces.
Quando você está triste, a serotonina diminui e esta diminuição afeta o médio e longo prazo. Ela pode até mesmo causar:
Depressão Obsessões compulsivas Explosões violentas
Este neurotransmissor está associado à sua motivação pessoal, mas você tem que ser forte e encontrar em momentos de introspecção novas forças pra seguir em frente.
É muito provável que ao visitar o médico você não se sinta bem. Mas o resultado será os exames médicos mostrarem que sua saúde é perfeita. E é verdade, é muito bem fisicamente, mas emocionalmente, não.
Você precisa se lamentar
Lamentar pode fazer você se sentir melhor. Quando você se sentir triste, seu cérebro acumula muito estresse e ansiedade e você precisa botar pra fora de alguma forma.
O choro é perfeito para relaxar e liberar tudo o que você sente. Após fazer isso, você vai começar a secretar endorfinas que fazem você se sentir mais relaxado.
Portanto, é importante que, quando você sentir vontade de chorar, não resistir. Bote pra fora e verá como se sentirá aliviado.
Algumas pessoas escolhem outras atividades que também ajudam a gerar endorfinas como sexo ou exercícios.
Essas duas opções também ajudam e não são ruins. E sim, descarregue o necessário, de tempos a tempos. Os efeitos da tristeza em sua saúde podem ser muito negativos.
Você pode não sempre se sentir bem, mas pode encontrar alternativas para aliviar essas tensões.
Fonte: www.sitedobem.com/quais-sao-os-efeitos-da-tristeza-em-seu-corpo