Com a dieta cetogênica é possível manter a massa muscular?

É possível manter a massa muscular fazendo dieta cetogênica?

Muitas pessoas já ouviram falar da dieta cetogênica  e já sabem que é uma estratégia de emagrecimento inteligente. não só para o ganho de saúde mas também qualidade de vida, já que ela faz com que nosso organismo se retorne as suas origens.

Existem estudos  que comprovam que é possível seguir a dieta cetogênica sem perder massa muscular.

Também sabemos que, muitos atletas de alto rendimento como  o boxe, atletas de força, como o judô, corredores, entre muitos outros, adere a dieta cetogênica para alcançar objetivos de perda de gordura corporal e obter seus resultados nas suas competições.

Mas será que é possível manter a massa muscular forte sem perda fazendo a dieta cetogênica?

 

Muitos estudos recentes e  estudos mais antigos tem comprovado que a dieta cetogênica pode lhe render excelentes resultados, desde que os exercícios sejam executados de maneira correta  e com uma respiração correta .

Em 3 departamentos  de uma grande universidade da Polônia, associado a uma pesquisa sobre a dieta cetogênica, realizaram estudos com 8 oito sujeitos do sexo masculino, com idade de 28,3 ± 3,9 anos.

Todos com pelo menos cinco anos de experiência de treinamento e competição em ciclismo, esportistas de alto rendimento, onde passaram por diferentes protocolos  de atividade física intensa e também uma dieta mista cetogênica.
dieta catogenica

A dieta cetogênica estimulou mudanças na massa corporal e na sua composição corporal, bem como nos perfis lipídico e lipoprotéico.

Esta pesquisa indicou que com a dieta cetogênica os atletas tiveram maior absorvição de oxigênio aumentando a massa corporal e diminuindo a massa gorda, além disso, houve uma oxidação maior da gordura.

As alterações nas concentrações de insulina e cortisol decorrentes da intervenção dietética confirmam o conceito de que o mecanismo glucostático (produção de glicogênio, glicose) controla as respostas hormonais e metabólicas ao exercício.
Vários estudos com atletas competitivos indicaram que dietas cetogênicas de baixo carboidrato não comprometem a resistência aeróbia e o desempenho de força explosiva, ao mesmo tempo em que diminuem o peso corporal e a massa gorda

A maioria dos estudos com atletas de resistência indicam que a Cetose prolongada resulta em uma adaptação, após a qual os ácidos graxos livres se tornam o principal combustível metabólico, e a utilização de carboidratos é marcadamente reduzida durante o exercício moderado, porém exaustivo.

Assim, a justificativa para um baixo carboidrato, dieta rica em gordura em esportes de resistência é utilizar uma fonte de combustível mais concentrado para abrandar a taxa de uso de carboidratos durante o exercício.
Pois bem este estudo ainda explica que para um melhor resultado corporal sem perda de massa magra, mantendo essa massa e diminuindo o percentual de gordura corporal é interessante o uso de fontes de gordura com ação prolongada, alimentos ricos em gorduras boas.

A pesquisa conclui que dietas de alto teor de gordura (70%) em longo prazo podem ser favoráveis para os atletas de resistência aeróbia, (ciclistas e corredores) durante a época preparatória, quando predomina no treinamento um volume alto e baixo a moderada intensidade de cargas de treinamento.

O treinamento de alto volume (musculação, por exemplo) em uma dieta cetogênica aumenta o metabolismo (queima) de gordura durante o exercício, reduz a massa corporal e o teor de gordura e diminui os danos musculares pós-exercício.
Portanto há bases cientificas que comprovam que a dieta cetogênica não te fará perder massa muscular, tampouco aumentará para níveis ruins seu colesterol LDL, o cortisol e outros.

Mais uma vez comprovamos que a dieta cetogênica é muito mais do que uma dieta de modinha, ela é capaz de restabelecer a saúde de pessoas com resistência insulínica, pessoas com níveis de colesterol alto, pessoas com diabetes, e uma opção altamente usada para o tratamento de pessoas com epilepsia.

Então se você é praticante de atividade física e ainda tinha receio de aderir em definitivo este estilo de vida cetogênico, pode fazê-lo despreocupado.

Existem muitos estudos sobre esse assunto fora do Brasil, aqui somos ainda bem pequenos nesses estudos, mas se cada vez mais falarmos desse assunto mais pessoas terão a oportunidade de resgatar a sua saúde.

 

Nota Importante:

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte da matéria: http://www.blogdaloris.com

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!