Como se livrar da fascite plantar ou dor na sola do pé de forma natural
A fascite plantar, ou dor na planta do pé é uma condição que ocorre devido a uma inflamação da fáscia plantar, que é a área de tecido que conecta os dedos aos calcanhares. Esta condição provoca uma dor intensa e insuportável, afiada no pé, particularmente com as medidas iniciais tomadas mediante a pé. Assim que o pé se acostuma com a atividade, a maioria das pessoas experimentam um alívio. A dor também pode ocorrer em pé por muito tempo ou ao subir as escadas.
Os fatores de risco comuns para essa condição são padrões anormais de caminhada, sapatos com apoio impróprio para os pés, idade (é sobretudo desenvolvido por pessoas de meia-idade entre 40 e 60 anos de idade), obesidade, calçados apertados ou exercícios irregulares. Felizmente, existem alguns tratamentos naturais realmente eficazes para a fascite plantar, evitando cirurgias a ingestão de esteroides.
Essas são as formas mais eficazes para aliviar a dor causada pela fascite plantar:
1. Exercícios em casa
Há alguns alongamentos e exercícios extremamente benéficos que podem ser feitos em casa, e lhe fornecerem grande alívio. Você pode usar uma toalha para o apoio durante os alongamentos e também deve tentar exercícios de alongamento da panturrilha e do pé.
2. Alongamentos com toalha
Você deve pegar uma toalha e dar uma volta por trás da sola do pé. Em seguida, firmando ambas as extremidades, e mantendo o joelho reto puxar a toalha em direção ao abdômen. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos e repita de 2 a 4 vezes, várias vezes durante o dia.
3. Alongamento na parede
Ao fazer esse exercício, você vai relaxar o músculo da panturrilha na parte de trás da perna, e o tendão de Aquiles, que liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Em frente de uma parede, coloque as mãos sobre ela na altura dos ombros. Coloque com a perna afetada um passo atrás da outra, dobre o joelho, mas mantenha o calcanhar no chão. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos, 2 a 4 vezes, repita algumas vezes por dia.
4. Alongamento dos pés
Esses exercícios são para a parte inferior dos pés. Sentado em uma cadeira, estenda a perna dolorosa, e coloque o calcanhar no chão. Puxe o dedo grande do pé de volta para o tornozelo. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos, e repita de 2 a 4 vezes, algumas vezes por dia.
5. Gelo e massagem
Você vai experimentar um alívio significativo através da aplicação de compressas de gelo sobre a área afetada, já que gelo acalma a inflamação e dor. Além disso, se combinado com a terapia do calor, pode aliviar a dor ainda mais. Você pode mergulhar os pés em água fria e depois em água quente, e terminar o tratamento com água fria novamente. Você também pode aplicar compressas de gelo e compressas quentes. Pode ainda combinar a terapia do gelo com uma massagem, uma vez que irá estimular o fluxo sanguíneo e reduzir o tendão e a tensão muscular. Mantenha o gelo sobre a área afetada por 15 minutos, esfregue no local para aliviar a dor.
Prevenção
Você pode tomar algumas medidas proativas para prevenir e reduzir o risco de fascite plantar:
Use calçado, mesmo quando você não tenha que usar.
Você deve usar sapatos de apoio assim que você acordar, para evitar a dor aguda no início da manhã. A condição pode piorar se você andar descalço ou usar alguns chinelos retos, seu arco do pé deve estar sempre apoiado.
Use sapatos que se encaixem bem e sejam confortáveis.
Looks da moda são muito importantes para muitas pessoas, mas se você sofre de fascite plantar, você nunca deve usar sapatos de salto alto ou plataformas.
Evite sapatos apertados ou muito soltas, já que podem contribuir para o desenvolvimento desse problema. Em vez disso, use sapatos confortáveis, bem como palmilhas para reduzir os danos.
Fonte: www.sitedobem.com/como-se-livrar-da-dor-na-planta-do-pe-e-calcanhar-de-forma-natural