Cardápio da Dieta Low Carb – Papo de nutricionista
Cardápio da Dieta Low Carb elaborado por nutricionista? Seu pedido como sempre, aqui sempre é escutado com carinho!
Esse artigo é para quem deseja fazer essa dieta corretamente, e eu vim aqui te entregar o cardápio da dieta low carb , mas antes deixa eu te perguntar: “Você sabe o que é a dieta low carb?”
Como o próprio nome sugere, é uma dieta com baixas quantidades de carboidrato, rica em gorduras boas e proteínas com alto valor biológico.
Neste momento deve estar se perguntando: “Mas como uma dieta rica em gorduras pode me levar a emagrecer? ”. Eu respondo essa também!
Comprovadamente, através de 40 mil estudos e artigos científicos, uma dieta rica em gorduras traz mais saciedade em relação a uma dieta rica em carboidratos.
Além disso, o objetivo dela é fazer a modulação da glicemia, evitando os picos da insulina e, portanto, o acúmulo da gordura. A partir de agora, vai entender melhor como tudo funciona.
Cardápio da Dieta Low Carb – Como isso funciona?
Nossa alimentação é composta basicamente por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, fibras e água.
Veja também: Dieta low carb emagrece de verdade?
Quando se tem uma dieta onde à base são os carboidratos simples, o seu pâncreas se vê obrigado a produzir mais insulina e leva essa glicose ao seu devido destino, onde será transformada em energia.
No entanto, as células não conseguem absorver toda a glicose contida nos alimentos fonte de carboidrato. Sendo assim, o organismo trata dos dois destinos à insulina que foi produzida em excesso, que são:
- Seu armazenamento no fígado e nos tecidos musculares em forma de glicogênio;
- Seu estoque no tecido adiposo em forma de gordura, onde aparecem os indesejáveis “pneuzinhos”.
O que acontece é que, com os conhecidos ciclo VICIANTE, que tem como resultado o aumento na balança, pois nunca estará suficientemente saciada (o).
Cardápio da Dieta Low Carb – O Que Devo Comer?
Surge então a dieta low carb que está conquistando cada vez mais adeptos por sua proposta diferenciada: que você não precisa se limitar às quantidades ingeridas, muito menos ficar contando calorias, basta um cardápio da dieta low carb como base e pronto.
Ter uma lista onde se orientar também é bem legal, até que saiba certinho o que pode comer e o que não pode . O bacana dessa dieta é que você pode comer até que se sinta satisfeita(o).
Esta é uma forma de controlar a compulsão alimentar, que já faz parte da rotina dos muitos adeptos das dietas com restrição alimentar e baixíssimas calorias.
Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades
Se em algum momento da sua vida, já fez essas “dietas malucas” que te privam de comer muitos alimentos, e o pouco que come tem que ficar controlando e contando calorias, já deve ter passado pela seguinte situação:
Primeiros meses
Nos primeiros meses da dieta, seu corpo responde muito bem à mudança alimentar, e ocorre uma rápida perda no peso que te deixa extremamente feliz!
Veja Também: Dieta low carb funciona?
No entanto, com o passar do tempo as primeiras dificuldades começam a aparecer. Seu metabolismo passa a ficar mais lento e a perda do peso, consequentemente, já não é mais a mesma.
Além disso, em algum momento da dieta volta a comer tudo que tem vontade, e na maioria das vezes em dobro.
O que vai acontecer então é o ganho no peso, acompanhado com muita frustração e que te leva a um ciclo vicioso, no qual se come mais para compensar o sentimento ruim de não ter conseguido alcançar os seus objetivos, e comendo mais você engorda; esse é um ciclo que parece não ter fim.
Parece que já viu isso antes?
Se enxergou nessa situação? Então esse cardápio em virtude da dieta low carb pode ser a solução que tanto busca.
Isso porque em suma ela dá a liberdade de comer o quanto e quando quiser, sem restrição com horários e quantidades, além disso com um cardápio da dieta low carb fica tudo ainda mais fácil para se orientar.
Com isso, esse tipo de dieta influencia diretamente no seu psicológico. Te fazendo iniciar a dieta com uma motivação a mais, porque sabe que não é uma dieta restritiva como tantas outras que existem por aí.
Cardápio da Dieta Low Carb E Seus Benefícios
Além de auxiliar no processo de emagrecimento, o cardápio da dieta low carb vai te auxiliar no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças, por exemplo:
- Síndrome do ovário policístico
- Diabetes gestacional
- Refluxo gastroesofágico
- Esquizofrenia
- Doenças crônico-degenerativas
- Doenças articulares
- Tireoide de Hashimoto
- Fertilidade
- Acne
- Doenças neurológicas
- Função respiratória
No aumento do HDL, diminuindo picos da insulina pelo excesso dos alimentos ricos em glicose, em princípio você sentirá vontade de comer ainda mais alimentos fonte de carboidratos. Em seguida aumenta a quantidade da glicose circulante no sangue, gerando novos picos da insulina.
Cardápio Da Dieta Low Carb
Entretanto ao fazer uma dieta, tão importante quanto saber quanto vai comer é saber o que vai comer, vamos manter duas semaninhas esse cardápio da dieta low carb e ver os resultados?
Deixaremos aqui um exemplo do cardápio da dieta low carb onde você possa fazer suas escolhas de acordo com a sua necessidade, desse modo com opções de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
Equilíbrio de cores, texturas e elementos
Na criação de um cardápio da dieta low carb, deve haver um equilíbrio na ingestão dos alimentos e, consequentemente, dos nutrientes. Não devemos repetir muito os alimentos. Além disso, devemos manter uma harmonia entre as cores, sabores e textura que compõem o cardápio.
Para ser considerado um cardápio da dieta low carb a ingestão dos carboidratos precisa estar abaixo de 130 gramas por dia, podendo chegar até 20 gramas.
Abaixo segue sugestão cardápio da dieta low carb completo com duas semanas elaborado por nossa nutricionista Bruna Bosco. Lembrando que esse cardápio da dieta low carb é apenas um exemplo, principalmente no que se refere a quantidade dos alimentos, lembre-se que essa dieta te dá a liberdade de comer o quanto e quando quiser, sem restrição de horários e quantidades. O que vai mandar é a sua fome e a sua saciedade.
4 Sugestões exclusivas de cardápio low carb
Agora que você já conhece um pouco melhor sobre esta dieta, é hora de conferir a sugestão de cardápio especial que preparamos para você!
Sugestão 1
Café da manhã
- ½ xícara de cereais integrais;
- 1 iogurte grego 0% de açucar;
- ¼ de xícara de morangos;
- Canela para adoçar.
É só misturar os ingredientes e você tem uma refeição completa!
Lanche da manhã
- 3 unidades de nozes
Almoço
- 2 unidades de filé de salmão grelhado;
- 1 xícara de espinafre refogado;
- 1 ovo mexido;
- ¾ de abacate temperado com pimenta a gosto.
Jantar
- 2 bifes grelhados;
- ¾ de batata doce;
- 1 xícara de escarola refogada;
- Queijo parmesão em cubos.
Sugestão 2
Café da manhã
- 1 panini;
- Café sem açúcar.
Receita do Panini
É simples! Bata a mão:
- 2 ovos inteiros;
- 2 colheres de sopa de cream cheese;
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (rale na hora);
- Sal e orégano a gosto;
Modo de preparo
Despeje a mistura na forma e leve ao microondas por 3 minutinhos. Desenforme e coloque o recheio de sua preferência. Feche o panini leve à frigideira ou sanduicheira. Frite os 2 lados até ficar dourado e pronto! Já pode servir.
Uma ótima sugestão de recheio é tomate, orégano e muçarela, abuse da criatividade e veja como a dieta low carb pode ser saborosa!
Lanche da manhã
- Lascas de coco.
Almoço
- Salada de folhas verdes;
- Quiche de espinafre;
- Filé de tilápia assado com manteiga.
Jantar
- Sopa de abóbora com manjericão
Sugestão 3
Café da manhã
- Ovo mexido com vegetais;
- Chá de gengibre com limão
Lanche da manhã
- 3 unidades de castanha de caju
Almoço
- Salada verde;
- Espaguete de abobrinha;
- 2 bifes grelhados.
Lanche da tarde
- 200 ml de vitamina de abacate com chia
Jantar
- Sopa de couve com bacon.
Sugestão 4
Café da manhã
- Smoothie de Kefir (500 ml de kefir; 200 g de amora, morango e framboesa, 1 colher de semente de chia, 100 ml de leite de coco, 50 grs de nozes). Bata bem até ficar em uma consistência bem cremosa.
Lanche da manhã
- 200 ml de suco verde de couve, limão e gengibre.
Almoço
- Salada de Alface com atum;
- Arroz de couve flor (1 unidade de couve flor; 1 cebola média cortada, 2 dentes de alho cortados; azeite de oliva e pimenta do reino a gosto);
- 2 filés de frango.
Lanche da tarde
- 2 unidades de cookies low carb (1 xicara de chá de amendoim em farinha, 1 clara e 2 colheres de sopa de adoçante culinário). Misture todos os ingredientes. Divida a massa em 16 partes, amasse delicadamente para dar a forma de cookie. Lev para assar em forno pré-aquecido a 200º graus.
Jantar
- Sopa de brócolis.
Bem gente, é isso. Espero que tenha gostado deste artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Te ver bem, cada dia mais feliz, mais saudável e prosperando em todas as áreas da sua vida é o que realmente nos motiva.