8 dúvidas comuns sobre a gripe
A gripe, também chamada de gripe comum, é uma infecção causada pelo vírus Influenza, que apresenta diversos subtipos que causam infecções recorrentes, especialmente em crianças de até 5 anos de idade e em idosos, e pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas que ficam suspensas no ar ao tossir, espirrar ou falar, por exemplo.
Os sintomas da gripe podem ser bastante desconfortáveis, podendo haver febre, mal estar geral, dor no corpo e coriza, por exemplo. Os sintomas costumam passar após alguns dias apenas com repouso e alimentação saudável, isso porque o sistema imunológico é capaz de combater a infecção sem que seja necessário qualquer outro tipo de tratamento.
Apesar de ser uma doença bastante comum, é normal que existam ainda diversas dúvidas sobre a gripe comum. Esclareça as principais dúvidas sobre a gripe a seguir:
1. A gripe é mais comum no inverno?
Sim, isso porque o frio diminui a movimentação dos cílios que existem nas vias respiratórias e que trabalham filtrando o ar e eliminando os microrganismos. Dessa forma, o vírus responsável pela gripe consegue atingir as vias respiratórias e favorecer o aparecimento dos sintomas com mais facilidade.
Além disso, o ambiente fica mais seco e as pessoas ficam por mais tempo em locais fechados, o que favorece a proliferação do vírus e a transmissão da doença.
2. Sair do banho quente e ir pro frio causa gripe?
A gripe é causada por um vírus, o que significa que uma pessoa só fica doente se entrar em contato com o vírus, o que não acontece ao tomar um banho quente e depois ir para o frio.
3. Resfriado pode virar gripe?
O resfriado é causado pelo vírus da família Rhinovírus, e que pode também levar ao aparecimento de sinais e sintomas semelhantes aos da gripe, no entanto não costuma provocar febre e os sintomas são combatidos mais rapidamente.
No entanto, como o sistema imunológico fica mais enfraquecido com o resfriado, as chances de pegar uma infecção por gripe aumenta, sendo importante iniciar logo o tratamento para evitar esse problema. Confira algumas receitas caseiras que ajudam a tratar a gripe e o resfriado.
4. A gripe pode virar pneumonia?
Apesar da pneumonia também poder ser causada pelo mesmo vírus responsável pela gripe comum, é muito difícil que haja evolução da gripe para pneumonia, isso porque o sistema imunológico é capaz de combater o vírus de forma eficaz. Assim, não há inflamação nos pulmões e desenvolvimento de pneumonia. Conheça mais sobre a pneumonia viral.
5. Beber água ajuda a combater a gripe?
Os líquidos como água, chás e sucos naturais ajudam a combater a gripe porque fluidificam as secreções e facilitam a expectoração e a tosse, o que contribui para eliminar o catarro e os vírus que estão presentes nessas secreções, combatendo a gripe.
Veja algumas receitas de chás que ajudam a tratar a gripe assistindo o vídeo:
6. A vitamina C pode ajudar a prevenir a gripe?
Apesar da vitamina C ter propriedades antioxidantes e antissépticas, não é capaz de tratar nem a prevenir a gripe, mas o consumo de alimentos frescos e ricos nesse nutriente, como frutas e legumes em geral, ajuda a diminuir a inflamação no organismo, o que traz um alívio dos sintomas da doença.
Além disso, a vitamina C pode ajudar a manter o sistema imunológico mais forte, de forma que quando se entra em contato com o vírus da gripe, o organismo consegue combater o vírus de forma mais eficaz.
7. A vacina da gripe pode causar gripe?
A vacina é formada pelo vírus inativado da gripe e, por isso, não é capaz de causar doença, no entanto é suficiente para estimular a resposta imunológica do organismo contra o vírus da gripe.
Assim, os sintomas que podem surgir após a vacinação, como febre leve, vermelhidão no local da aplicação e moleza no corpo costumam surgir porque a pessoa já tinha um vírus da gripe incubado no corpo, mas que é despertado e combatido logo após o contato com a vacina.
A vacina para gripe está contraindicada apenas para bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com febre, com doença neurológica ou que tenham alergia ao ovo ou às substâncias timerosal, presente no Merthiolate, e à neomicina.
8. É preciso tomar a vacina todos os anos?
Sim, isso porque o vírus da gripe sofre várias mutações ao longo do tempo, de forma que a vacina tomada passa a não ser totalmente eficaz e, por isso, é necessário tomar outra vacina para prevenir a infecção pelo vírus da gripe e complicações. Veja mais sobre a vacina para gripe.
Fonte: www.tuasaude.com/gripe